Vai Migrar o Seu Blog – Planeje-se!

Se você possui um blog, que esteja hospedado no Blogger por exemplo, e deseja em breve migrar para uma hospedagem paga, vai aí um conselho de amigo: Planeje-se! Muitos dizem que se conselho fosse bom seria pago, mas eu penso o contrário: Deseje ao próximo o que quer para si mesmo, portanto, dê bons conselhos.

E é por isso que venho nesse post dar uma visão geral das possíveis dificuldades que você poderá encontrar ao migrar seu blog do Blogger para o WordPress (assim como ocorreu recentemente com o Simples Assim…), pois são essas dificuldades que encontrei – o que não quer dizer necessariamente que você passe por elas.

Planeje e pesquise bastante

Procure na internet por várias pessoas que passaram por migração similar a que você fará, a experiência na net poderá fazer toda a diferença. Mas lembre-se: cada caso é um caso, e o problema que alguns passaram você poderá não passar.

Pesquise se o sistema de comentários que você utiliza facilita a migração

No WordPress há vários plugins que facilitam recuperar os comentários do Blogger. Porém, quem mudou o sistema de comentários do blog após já haver alguns, como eu fiz no Simples Assim, poderá ter dificuldades em juntar os comentários de ambos sistemas. Nesse ponto acabei perdendo vários comentários do sistema nativo do Blogger. Os comentários do Intense Debate foram quase todos carregados.

Separe um tempo para corrigir os links quebrados

Sim, nessa migração poderão surgir vários links quebrados, pois o WordPress pode gerar um endereço diferente do criado pelo blog. Já gastei algumas horas acertando, e ainda não terminei. O trabalho é “árduo”, mas vale a pena.

Separe um tempo para corrigir as categorias e inserir as tags

Nessa migração o WordPress transformou as tags do Blogger em categorias, portanto, agora tenho várias (de verdade) categorias, as quais estou filtrando/corrigindo aos poucos. Além disso, tenho que redefinir as tags de cada post. Também tem sido demorado, mas o blog logo voltará a ficar organizado como antes.

Conclusões

Migrar o blog do Blogger para o WordPress é relativamente fácil, devido os inúmeros plugins que o segundo apresenta. Porém, muitas vezes essa migração não ocorre da forma como esperamos.

Então, prepare-se para separar um tempinho para corrigir vários detalhes no seu novo blog. E se precisar de ajuda, é só comentar!

5 Comments

  • Matheus disse:

    Olá Iúri,

    Acredito que a migração de um blog com um volume maior de conteúdo realmente deva ser difícil. Apesar de eu nunca ter feito a migração de um blog real (somente blogs de testes).

    A minha principal dificuldade é sempre na hora de migrar as postagens.

    O Simples Assim ficou ainda melhor no WordPress! Quanto aos links quebrados para te ajudar tem o Broken Link Checker.

    Muito sucesso para você!

    Abraço!

    • Iúri disse:

      Grande Matheus,

      Já tenho usado o BLC, que inclusive conheci no Informática Inteligente :) e esse plugin tem me ajudado muito.

      Não é muito difícil fazer a migração de um blog com muitas postagens, mas tem que se ter tempo para corrigir os eventuais erros que podem ocorrer.

      Sucesso para nós!
      Um abraço.

  • Sissym disse:

    Iuri, caramba…. eu sempre me questionei se eu deveria mudar tambem, mas já ouvi de algumas pessoas sobre algumas dificuldades. Faceis para quem entende melhor de informatica, não é o meu caso. Eu fico insegura de fazer bobagens.

    Eu concordo com voce, devemos sim ajudar as pessoas, se encontramos duvidas e por algum motivo conseguimos superar, aprendemos, por que não compartilhar?

    Beijos

    • Iúri disse:

      Olá querida Sis,

      Não se preocupe, algumas incompatibilidades podem ocorrer, mas como falei antes, temos que dedicar um tempinho aos erros que surgirem. Se precisar de alguma orientação, pode contar comigo.

      Beijos.

  • online disse:

    Several of these games are worth some time and are actually

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter