Twitter: Rede Social ou Vitrine?

O Twitter com certeza já não é moda: é uma nova realidade na internet. E não é só por causa de sua utilização global, mas porque o Twitter mudou a forma com que as pessoas se comunicam na internet.

Porém, diferentemente do que muitos dizem, o Twitter muitas vezes nada se aparenta com uma Rede Social, onde pessoas de interesses comuns compartilham informações, atuando em função desse interesse. Muitas vezes o Twitter parece uma vitrine…

O Twitter parece uma vitrine?

Sim, e é simples de se verificar, e para mostrar meu ponto de vista contarei duas situações pelas quais passei.

Primeira situação: Interagir com um famoso

Sempre fui da posição que seguir famosos no Twitter era perda de tempo, era desnecessário ou puro modismo. Porém, quando vi um retuíte de uma pessoa que sigo, que foi publicado por um famoso, achei interessante o conteúdo do tuíte do famoso.

O que fiz então: pensei em interagir com essa pessoa, de modo a ver se realmente “todos são iguais perante o Twitter” – pura ilusão.

O engraçado é que não houve nenhuma resposta, ou seja, fui totalmente ignorado. Tudo bem, só mais um normal seguindo um famoso. O que fiz depois: unfollow nele.

Segunda situação: Pergunta não respondida

Diferentemente da situação anterior, onde fiz um “teste”, um tempo atrás fiz uma pergunta, para ver se algum dos meus seguidores sabia uma resposta – isso porque dizem que as redes sociais são um importante termômetro na escolha de marcas.

A pergunta: Alguém conhece um bom site brasileiro para compra de temas em WordPress? A resposta: Nenhuma até agora…

E qual é a conclusão sobre tudo isso?

Bem, a meu ver, muitos ainda acreditam que as redes sociais, no caso o Twitter, são “vias de mão única”, onde muitos se mostram e poucos interagem. É uma pena isso…

E para finalizar, um vídeo do youtube que publiquei num post há um tempo atrás.

E você, o que acha?

Categories: Internet, Opinião

9 Comments

  • Edson Palma disse:

    Bacana seu vídeo Iúri,

    mas sabe que já nem é de hoje que vejo a web como um lugar de poucos amigos – mais estrelas (as vezes nem isso… apenas tentando ser estrelas), onde retuitar é bem mais a partilha de ima ideia que uma forma de obter novas amizades.

    Cheguei à conclusão que nem vale a pena si frustar sabe? O mais legal mesmo é manter os amigos que temos, trocar artigos, passar experiências e esperar para as coisas acontecerem…

    Talvez seja mais divertido navegar na web dessa maneira, eu creio!

    O jeito é relaxar sem esperar nada em troca por que muitos ainda são hipócritas…

    Até mais meu caro ;-)

  • AReis disse:

    Não concordo inteiramente com a sua conclusão. O twitter é uma aplicação com características especiais. Faz parte das redes sociais, mas é muito diferente de um facebook ou de um orkut. O twitter promove uma utilização mais imediata, quase como uma conversa de corredor. É quase como alguem se por de pé e gritar uma frase. Quem está ao alcance da voz ouviu, quem não estava nem sabe que ele gritou. Por isso, a interação no twitter é no momento, e é para isso que ele é óptimo.
    My recent post ALGUEL DE TEMPORADA SEDE ALTO PADRÃO CÓD 314

  • Sissym disse:

    Eu já comentei, respondi, etc… para pessoas "top" no Twitter e as mesmas não responderam, alias, os mais educados são os estrangeiros. Então.. unfollow too.

    Na verdade, não curto muito o Twitter, tenho mais o que fazer do que perder tempo por lá só para tentar aparecer.

    beijos

  • Iúri disse:

    Olá Junior,

    Também faço o máximo para interagir com meus seguidores, e ainda é fácil porque tenho poucos.

    Porém, se um famoso se propõe a usar o Twitter, por que não interagir com todos que interagem com ele?

    Grande abraço.

  • Iúri disse:

    Grande Edson,

    Muito legal seu ponto de vista, e realmente a net possui mais "estrelas" do que amigos, tenho me certificado cada dia mais.

    Grande abraço, e obrigado pela reflexão.

  • Iúri disse:

    Olá Reis,

    Esse exemplo do corredor foi ótimo, e entendi claramente seu ponto de vista. Porém, ao invés de comparar com um corredor, compararia com um auditório, onde cada pessoa no Twitter seria, num certo momento, a pessoa que estaria apresentando uma palestra: muitos da platéia ouvem, e até interagem; agora, alguns estão lá somente para interagir com que convém (a pessoa ao lado, por exemplo).

    Um abraço!

  • Iúri disse:

    Olá querida Sis,

    Que bom que apareceu para participar!
    Até que eu curto muito o Twitter, só fico chateado quando a tão famosa "interação nas redes sociais" não acontecem como deveria.

    Beijos.

  • Olá, Iúri!

    Você levantou uma questão interessante. Demorou muito para eu começar a utilizar o Twitter pra valer. Mesmo assim, assumo minha parcela de culpa por não usá-la como uma rede social.

    Em meu caso, eu o uso mais para divulgar artigos e informações interessantes, tantos de minha autoria quanto de outros. Por isso, sigo poucos perfis (e o seu está lá) justamente para poder acompanhar tudo o que se passa neles. Quando encontro informação interessante, faço questão de divulgar aos demais.

    Um abraço!

  • Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Essa questão de interação sempre é complexa. Mas não se preocupe quando ao uso do Twitter para divulgação do blog, que é um pouco diferente quando alguém se propõe a utilizá-lo para "trocar ideias" com outras pessoas. O problema é quando se faz uma pergunta a alguém, e esse alguém não responde.

    Sobre interação você é um ótimo exemplo, sempre atencioso nos e-mails e respondendo cada comentário :)

    Um abraço.

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter