Blogar ou Não Blogar – Eis a Questão

Há um tempo tenho tido uma ideia que me incomoda um pouco, na verdade me incomoda muito: parar de blogar (ah! Isso não é piada de 1º de abril, risos). A ideia de manter um blog com menos atualizações que gostaria me deixa um tanto que frustrado, apesar de fazer o máximo para me dedicar a escrever e responder cada comentário.

Mas para blogar é necessário tão pouco tempo – só 1 hora por dia!

Blogar ou Não Blogar - Eis a QuestãoBem, eu não penso dessa forma, pois para blogar é necessário inspiração, reflexão, pesquisa, dedicação. Em resumo: é necessário tempo!

Além disso, para responder todos os comentários à altura de cada um, também é necessário um tempo especial – tanto para leitura, quanto para reflexão e elaboração da resposta.

Então por que você continua a blogar?

Como eu disse outro dia no Twitter: “Que vontade de blogar… Uns dizem que blogar é viciante, eu discordo: blogar é sensacional!”. E realmente blogar é algo sensacional e fascinante: a oportunidade de criar conteúdo e compartilhar um ponto de vista é muito bom!

Blogar ou Não Blogar – Eis a Questão

Essa é uma pergunta que me faço com frequência, mas continuarei insistindo por vários motivos:

  1. A interação proporcionada por um blog é fantástica! O fato de ter vários comentários num post, com os leitores expondo seu ponto de vista, é muito bom… O aprendizado gerado sem dúvida é significativo.
  2. A elaboração de conteúdo desenvolve a criatividade. Isso foi um dos fatores que mais “pesaram” na minha decisão de criar um blog – o fato de escrever meus próprios textos, com (relativa) frequência, iria me levar a pensar cada vez mais em novos conteúdos e novas ideias.
  3. Produzindo conteúdo você pode levar conhecimento. E isso também é muito importante, quando se publica um tutorial, ou um texto informativo, o leitor aprende algo. Até mesmo em textos de opinião se aprende – a pelo menos enxergar as coisas sobre outro ponto de vista.
  4. Interagindo se aprende. Isso também é outro fato, muitas pessoas acham que a internet e a blogosfera são somente “lugares” onde se acham coisas engraçadas, ou são somente para “passar o tempo”. Na internet/blogosfera se aprende muito, e isso é sempre um grande motivador!
  5. Mudança de ponto de vista. Se você interage e, com o aprendizado, reflete sobre seus pontos de vista, vez ou outra isso pode mudar – e é claro que devemos mudar para melhor.

E você, por que bloga? E se não bloga, por que gosta de blogs?

Observação: Blogar sem dúvida se tornou um dos mais novos verbos na internet, risos.

1 Comment

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter