Se For Para Comentar, Comente com Respeito!

Falar sobre comentários na blogosfera sempre é algo bem polêmico, principalmente por ser um assunto que divide muitos leitores e blogueiros. Há algum tempo falei sobre comentários no Guest Post que escrevi no blog Info-Macross, da querida Sandra. Nesse post tratei de alguns aspectos que devem ser observados quando for feito um comentário em um blog, ou qualquer outro tipo de site.

Porém, há certos assuntos que, por mais que sejam discutidos, nunca se encontra um ponto de equilíbrio na net, e vou exemplificar isso comentando o último post do Simples Assim

Recentemente publiquei um post intitulado As Novelas da Rede Globo e a Responsabilidade Social, onde foi feita uma reflexão sobre o que é responsabilidade social e se realmente a rede globo a utiliza em suas novelas, como apareceu várias vezes em comerciais.

Há muito tempo eu queria escrever sobre esse assunto para, como sempre, expor meu ponto de vista e gerar reflexão aos leitores. Porém, sem dúvida mexi com um assunto muito polêmico, que gerou comentários um tanto que exaltados.

E qual é o problema de comentários exaltados?

Se For Para Comentar, Comente com Respeito!Deixe-me explicar: exaltado no sentido de “agir por pura paixão, sem nenhuma racionalidade” é que é o problema. Quem leu o post e por acaso era fã das novelas da rede globo, de algum modo criticou – até aí tudo bem. O problema é quando a pessoa que comenta passa a agir com covardia, agredido o autor do blog.

Vou citar dois exemplos de comentários que foram publicados e posteriormente apagados (com adaptações, pois os comentários são grosseiros):

  1. Seu evangélico de m*rd*, vai tomar no c*!
  2. A globo faz o que ela quiser p*rr*!!!

Acho que não preciso escrever mais detalhes, os comentários por si só mostram o absurdo que ocorre quando se publica um texto que vai de encontro à paixão de alguns “sem noção”.

Em nenhum momento no post citado fui grosseiro, ou ataquei alguém – somente expus meu ponto de vista sobre o tema abordado. Será que havia necessidade de comentários dessa forma? O que essas “pessoas” ganharam comentando de forma tão covarde?

Mas o leitor pode discordar de você?

É claro que sim! Lembre-se que o blog Simples Assim… é um blog cujos textos são para reflexão, aqui não há verdade absoluta.

Além disso, sempre que um tema é discutido, é gerado um aprendizado muito grande! Então, vamos comentar!

Se For Para Comentar, Comente com Respeito!

E é esse meu recado nesse post, se for para comentar em um blog, faça com um mínimo de respeito, pois você não será o único leitor, e muito provavelmente seu comentário poderá levar alguém a alguma reflexão.

Por que não então fazer comentários construtivos, e ajudar a blogosfera a ser um lugar cada vez melhor para se interagir? Comentários são sempre muito bem vindos, lembre-se que os leitores ajudam muito no crescimento do blog!

Em tempo: Os comentários no blog são abertos, e continuarão assim. Porém, o sistema de comentários utilizado aqui possui um filtro de palavras, e cada vez que surgirem comentários assim, esse filtro irá crescer (risos). Portanto, espero que comentários desse modo não voltem a aparecer por aqui.

15 Comments

  • Geraldo disse:

    Olá Iuri,

    Texto correto, aliás se for para comentar, que tenha conteúdo e respeito..

    Abraço

    Geraldo
    My recent post O herói nosso de todos os dias – o pãozinho

  • KIKI disse:

    Olá Iúri,

    Só é para comentar…..Quem respeita o próximo. bjs.

  • Edson disse:

    Como vai Iúri,

    quero te dizer que vou voltar aqui prá coferir esse post: "As Novelas da Rede Globo e a Responsabilidade Social", porque parece bom, certo?

    Agora essa abordagem prova que a minoria dos brasileiros leitores de blogs e outras coisas aí na net, estão acessando de law house e, não estão procurando o entretenimento existentes só na blogosfera, que é essa forma única de tratar quaisquer assuntos.

    …Às vezes é mais fácil pegar a história mastigada, e, não olhar para os novos pontos de vista – oferecidos por nós. E, esse "prazer" só si encontra na maioria das programações da tv aberta.

    Que pena

    Até logo

  • Aline Pacheco disse:

    Oi Iúri!

    Bem, eu como um bom ímã para essas pessoas loucas e sem noção, posso falar de carteirinha que determinados comentários realmente nos deixam constrangidos e ofendidos! Até hoje eu não consigo entender porque essas pessoas vêm comentar só para xingar! Ora bolas, não gostou do texto, simplesmente feche a janela e vá embora!!! Ahhh… tem a questão da liberdade de expressão, né?! Então ok, deixe seu comentário (contrário) de uma forma educada! Existem milhares e milhares de formas de se dizer exatamente a mesma coisa! Mas sei lá… parece que existem no mundo pessoas que nasceram para serem sem educação… e não importa o quanto falemos… elas sempre serão!!!!

    Adorei seu post! Muito bem feito!

  • Iuri estou completamente de acordo com o que é dito por si. A cidadania tem muito que ver com a educação de cada um de nós. Um país só pode evoluir em um sentido mais civilizado, mais seguro, com melhor qualidade de vida, quando as pessoas, cada uma por si, fizer o seu trabalho nesse sentido. A boa educação, o comentário correto, a postura na vida, fazem parte dessa caminhada. Isto não quer dizer que tenhamos que virar meninos da mamã, meninos do coro todos a dizer amen, nada disso, podemos e devemos ser críticos, mas quando se trate de desabafos mais ousados, há lugares próprios, menos expostos, menos públicos como é o caso do seu blog.
    Um abraço

  • D@nil.B disse:

    Esse é um grande problema da blogosfera. Os comentaristas boca-sujas. Tem gente que não tem respeito com os outros, e só por ver uma coisa que não lhe agrada vai xingando o autor. Coisa que mais me irrita nos comentários que leio (seja do meu blog ou não) são xingamentos e propaganda. Por isso eu aviso logo, se xingar, ou fazer marketing, excluo o comentário.

  • O Ruminante disse:

    Meu querido, não chateia com isso não, vc é um cara que respeita o próximo e se respeita também, eu também já passei por isso e fiz questão de deixar o comentário para mostrar como o internauta era um imbecil.
    Concordo que dar opinião é normal, mas desrespeitar é mostra do nivel de imaturidade do individuo.

    Abraços

  • LHDias disse:

    Trollar é uma arte. O Kid (Hoje é um Bom Dia) e o Cid (Não Salvo) estão ai pra comprovar isso.

    Acho que o mais importante é levar em consideração que a internet não é pra ser levada a sério. Sim, vivemos boa parte do tempo conectados, mas hoje o foco da Net não passa nem perto da idéia original (militar e educacional). E sempre devemos levar isso em conta.

    E devemos lembrar que os "Trolls" tb fazem coisas interessantes. Se vc pensar nos "Anonymous", que basicamente surgiram do 4chan. Ou são simplesmente engraçados, como os "Semeadores da Discórdia" (que, alias, é criação do Kid).

    Acho que o mais importante, de modo geral, é:
    "Don´t feed the trolls"

    Sugestão: Deixe os comments exaltados, apenas editando os xingamentos. Alguns sites que freqüento, como o "Bule Voador", fazem isso e acho que fica interessante pra manter a linha de raciocínio dos comentários (pois alguém pode comentar em cima de algo que o "desajustado" falou e a linha de pensamento se perde.

    []´s

    LHDias

    P.S.: Só a título de curiosidade, a palavra troll não veio do ser imaginário tão visto em livros e filmes de fantasia e sim como uma diminuição de "trolling for suckers" (algo como "lançando a isca para otários"), que me lembra muito o "Semeadores…"

  • AnaMasiero disse:

    Primeiro: Iúri, como praticamente todo mundo, concordo com você. Acho inadmissível uma pessoa chegar ofendendo quem não ofendeu ninguém, seja na internet, seja 'ao vivo'. Opiniões conflitantes não precisam terminar em ofensas, e qualquer um com um mínimo de bom senso consegue ver isso.

    Agora, LHDias… acho que uma coisa que você falou bem certo é o já conhecido: 'don't feed the trolls'. Convenhamos, quando eles vêem pessoas revoltadas que tomam as dores dos que foram ofendidos devem ficar se achando o máximo, e isso só acaba servindo de incentivo.

    Mas sobre trollar ser uma arte: não neste caso. Eu não posso dizer que nunca gostei de ver alguns trolls sacaneando internautas mais desavisados, mas acho que fica bem claro no post do Iúri que ele está falando sobre os que chegam ofendendo a mãe, a avó, a religião, a cor, a opção sexual e dizendo qualquer coisa que possa vir a fazer outra pessoa (o escritor, neste caso) ficar com raiva, independente do tópico em questão.
    E eu não consigo ver como isso pode ser considerado uma arte. A não ser que eles possam ser comparados a péssimos artistas… era a isso que você se referia?

  • José disse:

    Olá Iúri,

    Quando vejo gente que quando não concorda com um ponto de vista parte logo para o insulto, nem sei se fique indignado ou com pena deles. Felizmente que são uma minoria pouco significativa. Talvez que melhor seja esquecer porque cada qual só pode dar o que tem, e eles pouco têm para dar.

    Grande abraço.

  • sara disse:

    LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre ( GBMD) de onde estiver ou com quem estiver e faça ela ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (GBMD) venha para MIM l, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (GBMD) não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes. Só mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em forum diferentes esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte

  • Iúri disse:

    Olá Junior,

    É uma sensação péssima, não porque alguém discordou de você, mas sim porque não tratou com um mínimo de respeito.

    Para pessoas assim, infelizmente, vai ter que valer a lei do delete, é bem melhor :D

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Geraldo,

    É mesmo, conteúdo é essencial… obrigado por complementar :)
    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Kiki,

    É verdade, infelizmente nem todos pensam assim.

    Beijos.

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter