As Novelas da Rede Globo e a Responsabilidade Social

Inicialmente, um esclarecimento: Esse post não tem intenção alguma de atacar os telespectadores da Rede Globo, mas sim fazer uma pequena reflexão sobre a propaganda de responsabilidade social que essa emissora de televisão fez há pouco tempo, e o que ela realmente tem exibido em suas novelas.

Durante o período de exibição da novela Passione a Rede Globo exibiu, durante o intervalo dessa novela, várias vezes propagandas sobre os temas que as novelas tratavam, mostrando o papel da emissora com foco na responsabilidade social. De acordo com as propagandas, a forma como a Rede Globo tratou vários assuntos como alcoolismo, drogas e exclusão social era uma forma de responsabilidade social.

Afinal, o que é Responsabilidade Social?

O conceito de responsabilidade social é bem amplo, e sem dúvida é algo que o Google sabe muito melhor do que eu, risos. Muitas empresas “fazem” responsabilidade social como uma forma de compensação sobre os impactos que elas trazem para o meio ambiente, ou para as pessoas que vivem próximas de sua instalação.

Mas não é só por isso: Outras empresas tentam, de algum modo, melhorar a qualidade de vida dessa população levando em consideração aspectos como saúde, educação e meio ambiente, dando sua contribuição para um mundo melhor.

A Rede Globo tem utilizado a responsabilidade social como uma forma de mostrar à população formas de combater problemas do cotidiano, ou mesmo mostrando a experiência de algumas pessoas com tais problemas. Esses exemplos foram vistos, recentemente, quando foi tratado o problema da exclusão social / mobilidade de pessoas paraplégicas / tetraplégicas e usuários de drogas.

E qual o problema da Rede Globo utilizar esses exemplos de responsabilidade social?

Em princípio não há problema algum, é até bom para a população ver que há muitas pessoas que passam por tais problemas – a questão é a forma  que essa emissora ataca os problemas apresentados.

O foco da responsabilidade social da Rede Globo

Um dos grandes problemas da forma com que a Rede Globo “faz” responsabilidade social é o foco que ela dá: somente os ricos têm problemas graves, e foco da responsabilidade social é dado quase que totalmente a tais ricos. Ou, se não somente os ricos, os problemas principais da novela são vividos por eles.

Não é necessário ir muito longe para destacar um exemplo: Na própria novela Passione o personagem que era usuário de drogas e foi internado numa clínica de reabilitação era rico. E qual é o problema disso? O problema é que grande parte da população brasileira que passa pelo mesmo problema não tem condições de pagar um tratamento de desintoxicação para seus familiares. Então, os problemas apresentados nessa situação são vividos por muitos brasileiros, mas as soluções não.

Por que então a Rede Globo não ataca o problema das drogas aproximando a novela mais à realidade dos mais pobres, já que são essas pessoas que mais dão audiência a essa emissora?

Outro exemplo: A novela anterior à Passione, que seu eu não me engano se chamou Viver a Vida, tratou o problema da mobilidade no tocante aos cadeirantes. E qual foi o problema na tratativa desse tema? Mais uma vez a pessoa que era o foco do problema era rica, muito rica. Então, essa pessoa não necessitava pegar ônibus para se locomover na cidade, já que tinha carro, motorista e enfermeira à disposição. Será que essa cena é tão comum assim no nosso cotidiano?

Se a Rede Globo quisesse mesmo fazer responsabilidade social, trataria esses temas de forma muito mais próxima à realidade da maioria do povo brasileiro. Além disso, as novelas dessa emissora exibiriam muito menos cenas picantes (que são vistas a todo o momento nas novelas às 21 horas), e cenas mais educativas – apesar de saber que as cenas picantes dão muito mais audiência do que cenas de educação. O percentual de responsabilidade social que há nas novelas da Rede Globo é muito menor do que o percentual de maus exemplos que constam nessas mesmas novelas.

Então, o que devemos fazer?

As Novelas da Rede Globo e a Responsabilidade SocialA dica é simplesmente não assistir tais novelas, e recomendar o mesmo aos amigos. Mude de canal, assista uma série, leia um livro, vá para a internet!

Seria muito bom se muitos aderissem a esse movimento, fazendo com que a audiência dessas novelas diminua, levando os autores de novela a repensarem o modo como escrevem suas novelas.

E você, o que acha? Deixe seu comentário!

Fonte da imagem: Blog O Sarrafo.

63 Comments

  • KIKI disse:

    Iúri, vc sempre me surpreende com seus posts… Parabéns.

  • Iúri disse:

    Olá Kiki,

    Mais uma vez obrigado pelo carinho, e volte sempre!

    Um abraço.

  • Matheus disse:

    Olá Iúri,

    Este é um dos grandes problemas das televisões, não conseguem imaginar a realidade de pessoas com pouco dinheiro, afinal eles tem dinheiro sobrando, ganham muito bem para exibir "finais bonitinhos" ou "soluções simples".

    A verdade é que a vida é dura muitas vezes, é necessário mais força de vontade principalmente quando a pessoa não tem dinheiro para tratar-se.

    Parabéns pelo ponto de vista, você tem o meu apoio para a campanha em 100%!

    Abraço!

  • cehsar disse:

    A função da e justamente de bitolar as pessoas, para continuarem em casa dando audiencia e dinheiro para a tv enquanto os ricos/ politicos ganham o nosso dinheiro. então qualquer tentativa de ação social ja nance de forma errada. isso sem contar que segue os interesses de quem as escreve, vide novela de rodeo que maltratam os animais, as que promovem o homossexualismo ja que grande parte dos diretores são gays (não tenho nada contra homossexual mas fazer apologia atraves de um meio que é uma concessão pública é no mínimo anti-ético), as novela que valorizam a sensualida ate de adolescentes etc.

  • aaaa disse:

    oce sabia que todas as novelas e miniseries da rede globo sao consagradas em rituais de magia negra para ter audiencia ? Acha que estou brincando ? Procure saber e vera, pouquissimas pessoas conhecem realmente o que e a rede globo.

  • Wander disse:

    Gostei do post, gostei de quase todos comentários, da solução também, desligar a tv e procurar outra atividade verdadeiramente útil, chega de manipulação, chega de dar grana pra esses caras.Parabéns pelo post.Abraço.

  • Lucas disse:

    Toda verdade, não assito novela e bbb pq fico entediado, e não entendo qm gosta.

  • sergio cunha disse:

    Como o ex-presidete Lula sempre diz : "O brasileiro presisa parar de ser tratado como gente de segunda classe".Somo todos Brasil, somos brasileiros e presisamos nos valorizar, assistir a essas novelinhas que tem sempre a mesma receita para a audiência é dar um tiro na própria cabeça, nada muda de uma novela para outra a não ser os atores, o nome da novela e o nomes dos personagens. Novela da globo é tudo igual. Tudo!!! Se um autor de novela chega com um roteiro inteligente, ele é CORTADO, pois a sua historia "queimaria" a a velha receita: Uma familia rica, empregadas novinhas e gostosas, playboys, sonhadoras interesseiras, pessoas usando gravatas e jóias GRANDONAS no pescoço dentro de casa etc. Parabens pelo post, eu luto pelo mesmo objetivo (primeiramente lá em minha casa).

  • sandro disse:

    Olá caro amigo gostei muito da matéria continue o bom trabalho desejo sucesso ao amigo, lhe convido a conhecer e prestigiar nosso trabalho no caixadepandora.net, estou seguindo seu blog segue lá o caixa também

  • Kleber disse:

    Olá.
    Outra questão que me deixa revoltado são as questões que ela tenta passar como normais, um exemplo, eles mostram que uma menina pode ficar grávida pois ela terá o apoio dos pais e não sofrerá as consequencias no futuro em ter que ser mãe e tentar costituir uma carreira para que ela possa dar um sustento para seu filho, pois o avoes cuidam e ela é extremamente rica. Será que já não vimos isso no dia a dia?

  • Eric Marçal disse:

    Sou estudante de Rádio e TV e estou estudando exatamente o que você falou nesse post.
    Achei muito interessante o que você postou e gostaria de dar a minha opinião sobre o assunto.

    A globo apela com cenas picantes porque a massa que asiste a novela é predominantemente de baixa renda, são aquelas pessoas que trabalham o dia todo e chegam em casa e não querem "pensar" e sim só assistir e se divertir com alguma coisa para esquecer da sua rotina. Se colocassem mais coisas educativas nas novelas, o povo que assiste não iria assistir pois teriam que "pensar".

    Sobre só os ricos terem problemas, é porque acontece o seguinte.
    A Globo faz assim porque é um modo de mostrar para o povo que assiste a novela que os pobres podem ser mais felizes do que os ricos, e assim consegue fazer com que o pobre fique feliz em sempre ser pobre.

    Não sei se consegui expressar a minha ideia corretamente mais pelo menos tentei ^^'

  • Parabéns Lúri, Excelente post . Boa resposta Eric.
    a Rede Globo é uma empresa e visa lucro (óbivio), precisa é audiência, como Eric mencionou acima "a massa que asiste a novela é predominantemente de baixa renda, são aquelas pessoas que trabalham o dia todo e chegam em casa e não querem "pensar" e sim só assistir e se divertir com alguma coisa para esquecer da sua rotina.", ou seja, ele não quer ver sua vida de sacrifício estampada na TV, pois isso o faria refletir sobre sua vida, ele não quer e não sabe lidar com isso, já as emissoras os querem nesse estado para empurrar produtos e ideologias goela abaixo.
    E para finalizar as Novelas da Globo, principalmente as das 21h, estão cada vez mais apelativas, cenas e assuntos esdrúxulos, que nem mais chamam a atenção do povo, e consequentemente a perda de audiencia. Assisto quase todas noites a Novela Tititi, ela não tenta passar nenhuma "responsabilidade social", as vezes sem pé nem cabeça, mas bastante engraçada (;

  • BETO disse:

    PELO AMOR DE DEUS, CHEGA DE NOVELA, NINGUEM A GUENTA MAIS, SÃO PRATICAMENTE 40 ANOS DE NOVELA 3 VEZES POR DIA, CHEEEEEEEEEEEGAAAAAAAAAAAAA.

  • john disse:

    besterada, se vc fizer uma pesquisa, o próprio povo prefere ver pessoas ricas a pobres na tv. quem manda é o público. e outra, faz eles pensarem, olha, eles são ricos e tem problemas tb.
    faz alguma coisa melhor então.

  • jean disse:

    Bom texto, exceto a crítica dos problemas afetarem os ricos. É um artifício usado justamente para chocar mais o público, já que estmos acostumados a ver determinado problema na classe pobre. Deixar de ver novela, deixar de ver filme, deixar de assitir programs de Tv. Mlehor não ter Televisão então.
    Bobagem o último enfoque do texto. Ficção é ficção, independe do realismo aplicado. O autor eescreve como ele acha que deve e como ele percebe o mundo. Independe do que acontece no mundo fora TV

  • @ranniery disse:

    Não concordo que a audiência das novelas devam diminuir porque não tratam temas de responsabilidade social de forma mai realista. E isso tem um simples motivo: A telenovela é uma obra de ficção e não tem obigação nenhuma de ser real. Além disso nem todas as novelas apresentam temas que realizem esse merchandising social. Aguinaldo Silva, por exemplo, é um autor que não costuma fazer uso desse artifício. Com última reflexão, vale lembrar que muitas tenovelas conseguiram levantar campanhas sociais extraordinárias, como o aumento maciço no número de doadores de medula à época de Laços de Família e o reencontro de centenas de mães com seus filhos desaparecidos, cujos rostos eram exibidos no término dos capítulos de Explode Coração.

  • rafael disse:

    concordo….. agora eu quero ver vc convencer a minha mãe …. heheheheh

  • raki disse:

    pois é, eles querem passar uma imagem de "isso tb acontece com os ricos" e os pobres se confortam com a idéia. eles nao param pra pensar que os pobres nao tem dinheiro pra se tratar contra drogas, paraplegia e tetraplegia, e até mesmo de doenças psiquiatricas como o moço esquizofrênico de uma dessas novelas (interpretado por bruno gagliasso) eles tratam como se fosse uma coisa simples e fizeram do moço um personagem retardado, nao doente mental. tem diferença. e ele tb era rico, como sempre.
    mas, povão é assim, gosta de ver rico na novela e datena metendo o pau e julgando as pessoas e as criticando sem olhar pro próprio rabo.
    ser humano é assim, infelizmente.
    gostei do post o/

  • fids disse:

    cara, eu não tô nem ai pra globo, alias a melhor coisa que fiz na vida foi vender minha TV!

    agora se a galera que realmente pensa, usa a globo como parametro pra alguma coisa, me desculpe, mais seu conselho de ler um livro tem que ser mais, é uma imposição!

  • Fábio disse:

    Globo é sinônimo de alienação, sem +.

  • Bryane disse:

    Concordo com seu ponto de vista, porem se a Rede Globo começasse a exibir o que realmente acontece com as pessoas, de que o mundo não é "um mar de rosas" como ela mostra, as pessoas deixariam de assistir, pois a maioria dos telespectadores já vivem uma vida difícil, muitos quase miseráveis e ainda ter que chegar em casa e ver tudo isso refletido em uma novela seria algo meio deprimente. O povo gosta de se iludir mesmo.

    Adorei o Post.

    BJãooo

  • Bruno disse:

    acho que trabalha pra record … kkkkkk

    mas não assisto mesmo esse lixo de emissora…

  • Helio disse:

    Grande Iúri, agora vc detonou hein…

    A questão é clara: desde quando pobre dá audiência?
    Os ricos não querem ver os pobres, e os pobres muito menos, só querem ver os ricos.

    Aproveitando o "jabá", se estiver precisando também sou instrutor de Sistema de Gestão em Responsabilidade Social, baseada na norma SA 8000.
    Faço treinamentos em interpretação da norma e formação de auditores internos.
    rs

    Abraços.
    My recent post Câmbio Automático e Automatizado

  • Maurilio Gadelha disse:

    Somos refens da arbitrariedade dos meios de comunicação, apesar de sinais de presentes alguns sinais de resistencia. Nunca imaginei que a Globo deixasse de eleger seu candidato a presidente. Já perdeu 3 eleições presidenciais, mas continua interferindo na vida dos brasileiros. Essa loucura de que os recursos publicos devem financiar a iniciativa privada para executar as necessidades basicas como saude e educação, é muito bizarra. Vejam no que deu a educação de nivel superior da Iniciativa privada. A OAB não mais reconhece diploma de graduação, o CFMed. tambem sinaliza esta possibilidade. E quem mais contribui com o faturamento destas pseudas Universidades, é o governo através do PROUNI. oS Hospitais com Administrações privadas ou privados, nem os donos confiam neles. No Ceará os melhores hospitais em reabilitação fisica (Sara),cardiologico (Messejana) e neurologico(HGF), são publicos. O modelo de Saude privada Americano faliu. 60 milhoes de americanos sem acesso a atendimento emergencial. Palavras do Pres. Obama. E ainda insistimos nesta loucura. Mostram somente os casos criticos, que existem nos hospitais publicos. Quem ja viu um caso de paciente recuperado no Sara, ou em outro hospital publico.

  • Ângelo disse:

    Cara você tá alienado. Ela não tem obrigação entao que nao faça, é difícil de entender isso?

  • Olá, Iúri!

    Já aderi à sua campanha! Na verdade, aderi há 37 anos, já que nunca acompanhei uma novela da Globo. risos Corrigindo: acompanhei Roque Santeiro, quando passou no Vale a Pena Ver de Novo.

    Mas, você tocou num assunto espinhoso. O bom é que ele causa polêmica e faz as pessoas pensarem.

    Eu concordo com a opinião do Ranniery: o lado bom das novelas é quando elas despertam campanhas que realmente ajudam as pessoas, como nos casos das crianças desaparecidas e doação de órgãos. Mas, não vejo as histórias como exemplos a ser seguidos na vida real. Para mim, são apenas ficções, que devem ser vistas como uma diversão – da mesma forma que os seriados que assisto.

    Quanto à audiência, ela continuará sempre em alta. O que o povo gosta é novela e futebol. Isso atrai público e merchandising, independente das tentativas de mostrar responsabilidade social.

    Um abraço!

  • Daiane disse:

    Novela vem de novelo… novelo = a enrolar, o que as novelas da Rede Globo fazem com povo brasileiro …. o realidade cruel…

  • carol disse:

    na realidade a globo já acabou há muito tempo. graças a deus que aquela chatice de casseta e planeta afundou. já era hora. só falta aquele fausto silva.

  • julio cesar disse:

    Eles tratam de tantos assuntos relacionados a responsabilidade social e quando acaba a novela volta e meia algum ator e internado em clinicas de reabilitação de drogados.Isso e uma realidade? ou será mais um marketing?

  • Iúri disse:

    Olá Matheus,

    Retratar o ponto de vista dos menos favorecidos não é o forte da rede globo, e a realidade mostrada nas novelas é geralmente mais fácil que a da maioria da população.

    Fico feliz que apoie a idéia, e obrigado pelo comentário!

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Cehsar,

    Concordo contigo que uma das funções é "bitolar" as pessoas, se não diretamente, pelo menos é implantar na cabeça das pessoas uma filosofia de vida que os autores (leia rede globo) querem.

    Há muita coisa boa que poderia ser valorizada na novela, é uma pena esses programas serem desse modo.

    Um abraço, e obrigado pelo comentário.

  • Iúri disse:

    Olá aaaa,

    Não sabia, mas também não duvido que tenham :|
    Na dúvida, prefiro evitar.

    Um abraço, e obrigado pelo comentário.

  • Iúri disse:

    Olá Wander,

    Fico feliz que tenha gostado do post, e que compartilhe a mesma opinião. Obrigado por comentar e participar do blog.

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Lucas,

    Na verdade há gosto para tudo :)
    O grande problema não é gostar, mas sim a forma com que a rede globo trata a "responsabilidade social" que faz.

    Um abraço, e obrigado pelo comentário.

  • Iúri disse:

    Olá Sergio,

    Que bom que luta pelo mesmo objetivo. Espero que consigamos, aos poucos, mudar a visão de quem pelo menos convive conosco.

    Quando alguém cria um roteiro inteligente, que não "direciona" as massas conforme a rede quer, também acredito que é cortado.

    Um abraço, e obrigado pelo comentário.

  • Iúri disse:

    Olá Sandro,

    Fico feliz que tenha gostado do post, muito obrigado por sua participação :)
    Já visitei seu blog e também estou seguindo.

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Kleber,

    O ponto que você tocou também é importante: a forma como a rede globo apresenta problemas "simples e normais" que não são tão simples e normais.

    Infelizmente essa forma de tratar esses problemas também acaba incentivando o surgimento de novos problemas, como a gravidez na adolescência :(

    Obrigado pelo comentário, e por colocar em discussão um ponto tão crítico exibido como normal no cotidiano. Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Eric,

    Fico feliz de ver sua opinião publicada no blog, fique à vontade para voltar e comentar.

    Realmente muitos querem "entrar no piloto automático" e se divertirem somente absorvendo o que a TV passa. Acredito que a globo deveria mostrar mais pessoas vencendo corretamente, assim muitos seguiriam o exemplo.

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Anderson,

    Obrigado por sua participação.

    Como o Eric falou, a população de baixa renda quer mesmo "viver a felicidade" (ou luxúria) que os ricos vivem na novela, vivendo num mundo de felicidade. Porém, conheço várias pessoas "bens de vida" que também assistem novela, ou que seus filhos são influenciáveis por ela.

    Muitas são engraçadas, porém, ainda assim são apelativas, infelizmente.

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Beto,

    Quem nos dera se os donos de TV lessem esse post, e todos os comentários, risos.

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Jean,

    Na minha opinião o autor escreve o texto não somente para expor seu ponto de vista, mas muitas vezes para impô-lo também. Veja isso com alguns modismos, ou mesmo na defesa de alguns grupos. A novela quer mostrar que muitas coisas são normais, quando não são.

    Perceba uma coisa: Muitos adolescentes respondem de forma agressiva como em novelas, ou mesmo usando bordões apresentados nelas. Será que não seria diferente se houvesse menos violência na família?

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Respondendo ao Ranniery e ao Ângelo, a grande questão da tão falada responsabilidade social é que ela é tratada como se fosse fácil "alcançá-la", como é para os ricos. Os exemplos que dei foram a da mobilidade social (cadeirante) e o de combate às drogas.

    Tudo bem que não é obrigatório que a realidade seja fielmente reproduzida, porém, essa acaba sendo a proposta da novela, senão não haveria aquelas campanhas no final dela, não é?

    Abraços.

  • Iúri disse:

    Realmente é difícil, risos. Bem, se ela já começar a refletir sobre isso, já será um bom caminho.

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Raki,

    Concordo com tudo o que disse :)
    Fico feliz que tenha gostado do post.

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Fids,

    Na verdade o foco do post é uma reflexão sobre a tão comentada responsabilidade social que a globo faz. Sem dúvida ler um livro compensa muito mais :)

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Bem, as novelas têm apontado nessa direção, risos.

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Bryane,

    Acredito que ninguém gostaria de ver "sofrimento" sendo exibido na vida dos mais pobres, dentro da novela. Mas iludir o povo, também é complicado…

    Beijos, e fico feliz que tenha gostado do post.

  • Iúri disse:

    Olá Bruno,

    Não trabalho não, risos, só quis apresentar uma reflexão.

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Grande Helio,

    Muito obrigado camarada! Fico feliz que tenha comentado.

    A cada comentário que leio percebo que os mais pobres querem mesmo é continuar a ver a vida maravilhosa que os ricos têm. O que é uma pena, pois a realidade apresentada fica distante do mundo real.

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Maurilio,

    Realmente o domínio da globo reduziu muito nos últimos anos, há quem diga que sua "vida" será curta, tendo em vista que já não é mais a queridinha de Brasília.

    Mas não tem jeito, ela sempre toma algum partido, e tenta "forçar" os telespectadores a tomarem o mesmo partido, infelizmente.

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Grande Adelson,

    Bem, tem menos tempo que deixei de assistir novelas :D e, pelo que já vi, posso dizer que o que me entristece é como elas influenciam na vida das pessoas. Muitas mudam hábitos de vida para seguir "modismos", outros agem conforme os personagens principais, dentre outras coisas.

    Como falei num comentário anterior, como a globo coloca situações na novela que vão ao encontro das campanhas realizadas, ela quer tornar essas situações reais, não apenas ficção. É aí que ela "peca".

    Quem sabe um dia isso não muda…
    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Daiane,

    O pior é que é verdade…

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Carol,

    Aos poucos a programação vai mudando, quem sabe um dia ela melhora de vez.

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Junior,

    Não é normal, mas ela quer que as pessoas pensem que é. Sem contar que esse é outro assunto que dá pano para manga.

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Julio Cesar,

    Esse comportamento que você citou já mostra como o comportamento dos atores vai contra o que eles interpretam. Se é marketing eu não sei, mas que é estranho é.

    Um abraço.

  • […] publiquei um post intitulado As Novelas da Rede Globo e a Responsabilidade Social, onde foi feita uma reflexão sobre o que é responsabilidade social e se realmente a rede globo a […]

  • Marcos Mendes disse:

    Abaixo a todas as emissoras até tv a cabo é uma negação
    Marcos Mendes recentemente publicou..Dieta Para Definição Muscular, Alimentos Para Hipertrofia MuscularMy Profile

  • Caio Cesa disse:

    A opção viável aqui em casa esta sendo o netflix mesmo tv não tem mais condições
    Caio Cesa recentemente publicou..Curso De Design De Sobrancelha Perfeita e DefinitivaMy Profile

  • Valdemir disse:

    muito bom seu post esta de parabéns
    Valdemir recentemente publicou..O Curso Cara da Foto Realmente Vale a Pena?My Profile

  • Carlos disse:

    Show o seu conteúdo.

    Eu nem perco o meu tempo assistindo essas novelas não, prefiro ler um bom libro ou assistir um filme.

    Cada vez mais esta passando imoralidade, esse é o Brasil que nos vivemos, onde o que manda é o dinheiro.

  • Lucas disse:

    Seu post esta incrivel, rico em conteudo

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter