O Computador e os Devoradores de Tempo

Por várias vezes aqui, no Simples Assim…, foi falado sobre falta de tempo, que sem dúvida é uma constante na vida de muitas pessoas. Pois bem, devido a tanta discussão sobre essa tão famosa falta de tempo, gostaria de fazer uma reflexão sobre um dos grandes responsáveis por nossa falta de tempo: o computador. Isso mesmo: o computador é um dos grandes responsáveis por nossa falta de tempo do dia-a-dia.

Mas como assim o computador é responsável pela nossa falta de tempo?

Simples Assim - O Computador e os Devoradores de TempoSem dúvida o computador foi uma das grandes invenções da humanidade, e veio com certeza para facilitar e muito a execução de muitas tarefas, principalmente nas que envolvem cálculo.

Mas há outro lado: por termos tanta facilidade no acesso à informações através do computador (principalmente via internet), há muitas coisas que nos desviam a atenção no computador – notícias, piadas, jogos, etc. Vamos então aos “devoradores de tempo” que o computador oferece:

  1. E-mail: Não sei se é o maior, mas sem dúvida é um dos maiores devoradores de tempo que o computador possui. O número de e-mails que recebemos atualmente é muito grande, e se lermos cada e-mail logo que ele chega, com frequência a tarefa atual será interrompida. E se deixarmos para depois, ocorre o acúmulo de e-mails. Que situação difícil…
  2. Muitos feeds/RSS’s para ler: Depois que eu descobri que se pode se manter atualizado sobre um blog/site através de feeds/RSS’s, cada site interessante que eu encontrava eu assinava seu feed. O que ocorreu? Fiquei com uma lista enorme de feeds, que se atualizavam mais rápido do que eu conseguia ler. Fui aos poucos filtrando os que realmente eram mais relevantes, pois gastava muito tempo me mantendo atualizado sobre muitos e muitos blogs/sites.
  3. Comunicadores instantâneos (leia-se MSN e afins): Na verdade isso vem bem antes do MSN, na época do bom ICQ – com esse eu posso afirmar que já utilizei horas e horas, na época em que esperava dar 22 horas no sábado para ficar até de madrugada na net, consumindo somente 1 pulso do telefone fixo (risos). E com o MSN também é assim: quando se conversa com muita gente, logo o tempo passa e aí se pode perder o foco da atividade principal que se faria no computador.
  4. Redes sociais: Assim como o MSN, as redes sociais são fantásticas, mas tomam um tempo… Interagir nas redes sociais, principalmente no Twitter, é muito bom: o aprendizado é fantástico! Porém, para se interagir com um número significativo de pessoas, é também necessário um número significativo de horas.
  5. Jogos: Também já gastei horas e horas no computador (que tempos bons era quando eu jogava Need for Speed…). Acho que nem preciso detalhar =)

É claro que os itens que foram discutidos aqui são somente alguns exemplos, e cada pessoa pode ter um devorador de tempo diferente no computador. Além do foco que temos que ter em nossas atividades no computador, para que elas sejam desenvolvidas muitas vezes temos que nos afastar desses devoradores.

E você, conhece mais algum devorador de tempo que o computador possui?

16 Comments

  • Matheus disse:

    Olá Iúri,

    Os devoradores citados por você, são justamente os que me fazem perder praticamente todo o tempo disponível que tenho na internet.
    O e-mail vejo quase o tempo todo se estiver na internet, os Feeds comecei a notar agora que tenho muitos blogs sendo seguidos, e que muitas vezes não tem informações relevantes, somente assinei na hora do impulso ao ler um artigo que gostei e acabou ficando, de todos os citados, o que menos me afeta são os jogos.

    A algum tempo atrás talvez me afetassem bastante, mas hoje não dou muita importância para os jogos, acabo jogando somente quando tenho um tempo disponível, e ainda assim muitas vezes acabo por aproveitar o tempo para ler, ao invés de ficar jogando.

    Abraço!

  • Ana Karenina disse:

    Olá Iúri

    Quanto tempo, bom vê-lo de volta.

    Também concordo que o computador é um ótimo devorador de tempo, mas também um ótimo passa-tempo pra quem tempo sobrando como eu.

    Acho que pra resolver isso só se estabelecermos um horario pra cada coisa e definirmos as prioridades, senão alguma coisa na vida atrasa demais.

    Feliz 2011!

    um abraço

    @anakint

  • antonio pereira disse:

    Iúri, há que tempos eu não debitava um comentário em teu blogue!
    Bom, para além de te desejar muitos e bons posts no corrente ano de 2011, eu quero dizer que este post é bem interessante… só que os devoradores de tempo são tantos que nem dá para os enunciar. Desde fazer filmes, escrever no word, pesquisar à toa ou um assunto sério… rsrs eu sei lá!
    e já é muita sorte se nessa pesquisa ela não te levar a um sítio pornográfico ou similar, né?
    Um abraço com amizade desde Lisboa

  • Aline disse:

    Oi sumidoooo! Tudo bem?! *risos*
    Concordo plenamente com tudo o que escreveu! O computador consome um tempo absurdo da gente! E o pior que eu fico pensando: "Como meus pais e avós viviam sem isso?"… *risos*… o que eles faziam??? *risos*
    Beijos Iúri.

  • D@nil.B disse:

    Em nenhum desses cinco quisitos eu uso por muito tempo (às vezes o e-mail sim), pois não uso feeds/RSS, comunicadores instâtaneos e as redes sociais só para divulgar o meu blog. Mas quando eu entro no computador demoro muito para largar! E é por causa de uma coisa que você esqueceu de mencionar: Vídeos. Por causa de fãs de filmes e seriados, vejo alguns que gosto na rede e começo a assistir-los, e como demoram (20 a 40 minutos – séries de TV), acabo não vendo a hora passar…

  • Iúri disse:

    Olá Matheus,

    Foi por isso mesmo que resolvi publicar esse artigo: à medida que eu o escrevia, fui percebendo como passo o meu tempo no computador. E sempre há muito coisa para se fazer :D

    De vez em quando eu jogo, mas hoje os jogos já não tomam tanto tempo quanto há alguns anos.

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Ana,

    Digo o mesmo: é muito bom vê-la aqui novamente!

    Hum… tenho que concordar contigo, quando temos tempo livre, sem dúvida é bem fácil gastá-lo no computador. Agora, quando o tempo é curto, ele passa bem rápido ^_^

    Feliz 2011 para você também!
    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá grande Antonio!

    E eu também há tempos não visito seu blog, estou em débito contigo também :)

    Há muitos devoradores de tempo mesmo, e esses são só alguns com que convivemos no dia-a-dia quando usamos o computador: às vezes fazer uma rápida tarefa no computador pode levar algumas horas :D

    E tenha um 2011 com muitas poesias, e todo o sucesso que mereces!
    Um abraço desde o Brasil :)

  • Iúri disse:

    Olá sumida, graças a Deus está tudo bem, espero que contigo também ^_^

    Muita gente fala que a taxa de natalidade caiu com a popularização do computador, acho que reduziu ainda mais com o computador xD

    Realmente, a cada vez que uso o computador, encontro coisa nova para ler ou fazer…

    Beijos!

  • Iúri disse:

    Olá Danilo,

    Ah sim! Os vídeos! Nossa… eu também gosto muito de ver séries, mas há tempos que não acompanho uma.

    E também fico muito tempo no youtube quando recebo um link de vídeo, acabo vendo muitos outros.

    Um abraço.

  • D@nil.B disse:

    Gosto muito! Mas… Sou Danil, não Danilo.
    My recent post Cargueiro Brasileiro Desembarca com Bons Ventos

  • Iúri disse:

    Desculpe-me Danil, achei que havia lido em algum lugar dessa forma :)

  • José disse:

    Olá Iúri,

    Finalmente consegui fazer-lhe uma visita. Estive mais de 2 meses em que liguei três vezes o computador e pouco demorei. Só deu para ver os emails e pouco mais.

    Concordo plenamente consigo, o computador é um comilão de tempo, mas desta vez , não foi mesmo possível dar-lhe essa hipótese.

    Um grande abraço.

  • Iúri disse:

    Olá José,

    Realmente você está sumido da net, mas acredito que tem motivos muito importantes. Volte sempre!

    Um abraço.

  • sem meu computador hoje eh como ficar sem ar. sem ele eu nao fico. Otimo post! :D

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter