Balanço de 2010 e Planos para 2011

Há cerca de duas semanas estávamos em clima de final de ano, num período entre o Natal e o Ano Novo – um período cheio de luz, paz, alegria e festividades. Agora já estamos em 2011, por isso é hora de colocarmos a mão na massa e começarmos a cumprir cada promessa feita no final de 2010.

Um balanço de 2010

O ano de 2010 foi fantástico – houve muitas realizações, tanto pessoais, quanto profissionais: um ano de muito aprendizado e crescimento. Já para o blog foi um ano um pouco mais complicado: não consegui seguir “à risca” a intenção de escrever um artigo por semana, mas isso se deve principalmente às atividades pessoais e profissionais que aconteceram.

Porém, o ano de 2010 não foi de todo ruim quanto ao blog, pois:

  1. O blog completou seu 1º aniversário;
  2. Foram escritos 2 Guests Posts em 2 blogs de blogueiras muito queridas;
  3. O blog recebeu também 1 Guest Post de uma dessas blogueiras;
  4. O número de seguidores no Twitter aumentou consideravelmente com relação a 2009, porém continua relativamente baixo (fica em torno de 125 há alguns meses, risos);
  5. O número de assinantes do Feed/RSS também aumentou consideravelmente, em comparação a 2009.

Balanço de 2010 e Planos para 2011

Com base nesses dados, não poderiam faltar…

Planos para 2011

Os planos que tenho para o blog são poucos, e não se aplicam somente ao Simples Assim, mas também a outro blog que estou elaborando. Ou seja, meus planos com relação à blogosfera são:

  1. Voltar a comentar com frequência no blog dos queridos amigos: assim como fiquei sem tempo para blogar em 2010, também fiquei sem tempo para visitar e comentar os blogs que costumo frequentar. Em 2011 vou voltar a comentar nos blogs dos amigos que conquistei desde 2009, quando foi criado o Simples Assim.
  2. Criar um novo blog, de um tema “específico”: o específico está entre aspas justamente pelo fato do Simples Assim ser um tanto que genérico – um blog de opinião. E por ser sobre opinião escrevo sobre várias coisas sobre as quais acho interessante uma reflexão. O novo blog já está montado, e os artigos estão sendo escritos aos poucos – irei divulgá-lo assim que tiver um material mais completo.
  3. Migrar o blog Simples Assim para o WordPress: o blog citado no item anterior está sendo desenvolvido em WordPress, e tenho que confessar que estou adorando trabalhar nessa plataforma. Se o meu novo blog atingir a audiência que espero em 2011, migrarei o Simples Assim para WordPress.
  4. Escrever cerca de 50 artigos até o final do ano: como os anos têm, em média, 52 semanas, se forem escritos 50 artigos até 31 de dezembro de 2011, será escrito quase que 1 artigo por semana. Apesar de ter começado um pouco atrasado, farei o máximo para manter a média.

Uma importante percepção em 2010

Uma coisa que percebi em 2010 sobre a blogosfera, e que é dita vez ou outra nos blogs, é a questão da frequência de publicação de artigos: se você demora muito a escrever, os leitores somem e até sua classificação nas pesquisas do Google diminui. E isso servirá como mais um incentivo para escrever sempre no blog.

No mais, muito obrigado a todos que ajudaram o Simples Assim a chegar onde chegou! E muito sucesso a todos em 2011!

E quais são os seus planos para 2011?

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter