Vamos Refletir Sobre o Ano Que Passou?

Estamos quase na metade do mês de dezembro, que sem dúvida é um mês mágico: ruas mais iluminadas, árvores decoradas, muitas pessoas se presenteando e um clima de felicidade no ar.

Além disso, dezembro é um mês onde começamos a fazer um balanço do ano que passou: rever atitudes, decisões, pensar em como fazer diferente coisas que poderão acontecer, etc.


Reveja como foi seu 2010

Muitos já estão de folga, acreditando que “o ano já acabou”; outros ainda têm muito a fazer, mas sem dúvida é o momento de desaceleramos um pouco e refletirmos muito sobre 2010.

É nessas horas quem várias perguntas devem ser refeitas:

  • Foi um ano bom? Ruim? Porque? O que eu poderia ter feito diferente?
  • Poderia ter trabalhado mais, ganhando mais dinheiro? Ou poderia ter dado mais atenção a mim, desacelerando e cuidando da minha saúde?
  • Cuidei bem da minha família? Garanti que não lhe faltasse nada? Fui tão amoroso quanto possível?

É claro que essas são somente algumas possíveis perguntas, no momento certo você saberá qual deverá ser feita – e é muito importante que se reflita bastante sobre a resposta.

É hora de planejar

Muitas pessoas são “imediatistas” – gostam de fazer as coisas sem planejamento. Mas um mínimo de planejamento é necessário, sendo o mês de dezembro ideal para traçar novas metas e responder muitas das perguntas acima. Estipule metas, faça planos e, principalmente, trabalhe para que eles sejam realizados em 2011.

É claro que todo planejamento precisa de um acompanhamento, esteja sempre atento à realização de seus planos, e revise seus planos sempre que necessário.

Não gaste todo seu décimo terceiro!

Isso está a toda hora na televisão, e é um conselho que precisa ser seguido para começarmos o ano mais folgados financeiramente. Compre presentes, ilumine sua casa, junte os amigos, mas não gaste todo seu dinheiro =)

Seja grato!

Para finalizar, o sentimento de gratidão deve estar em nossos corações com frequência. Lembre-se que às vezes pedidos mais que agradecemos, então, pode ser um bom momento para mudança de postura.

Um abraço!

Categories: Reflexões, Sugestões

24 Comments

  • Matheus disse:

    Olá Iúri,

    Eu apesar dos pesares, estou muito grato pelo ano que passou, para mim foi um ano de crescimento emocional e profissional bom. Infelizmente também teve seu lado negro, foi o ano em que vieram problemas financeiros, que irão durar mais algum tempo. Mas nada que abale eternamente a minha alegria e vontade de viver (apesar que em alguns momentos quase perdi esta força da vida, ^^).

    Mas vieram coisas excelentes também, como o nascimento do blog Informática Inteligente, as amizades conquistadas (entre elas conto a sua também, ^^).

    Assim que eu conseguir umas merecidas férias, irei passar a refletir um pouco sobre os objetivos para 2011. Veremos o que minha cabeça pode sonhar.

    Bom Artigo!

    Abraço!
    My recent post Como aumentar as visitas de seu blog rapidamente

  • Márcia disse:

    Oi meu amigo Iúri, com certeza este é um mês de reflexões, de avaliar tudo que aconteceu no ano corrente. 2010 foi um ano marcante para mim de diversas formas, profissionalmente principalmente. Descobri que sou mais forte que as vezes penso, que faço certo em não desistir de meus sonhos e objetivos, que existem amigos sim e pessoas que confiam na capacidade alheia.

    Aprendi que o tempo passa muito rápido e que não devemos nso esquecer de nós mesmos também, que com saúde não se brinca principalmente quando perdemos alguém muito querido pra gente. Que familia nem sempre nos entende, mas que nos amam assim mesmo. Confirmei que amigos é a maior dádiva que Deus nos proporcionou , irmãos por escolha. Aprendi que sonhar junto, pode fazer virar realidade.

    Enfim… 2010 de muitas formas me foi difícil, mas ficará marcado de muitas formas boas na minha vida. E que venha 2011… pois muitas metas, objetivos e sonhos ainda tenho no coração para buscar concretizar!

    Parabéns pela postagem… linda como és meu amigo Iúri !!

    Beijos no coração
    Márcia Canêdo.

  • Lison Costa disse:

    Que Post Fantástico!
    Amigo IÚRI:
    Um texto extremamente conscientizador e reflexivo com enfoque em valores imprescindíveis para se pensar um melhor amanha.
    Parabéns por mais uma excelente matéria!
    Abraços,
    LISON.

  • D@nil.B disse:

    Iúri, sabe como instalar o sistema de comentários do Intense Debate sem substituir os comentários do seu antigo sistema de comentários (no meu caso é o Blogger)?

  • Olá Iúri!

    Eu ainda não fiz o balanço de 2010.
    Normalmente, faço-o após o Natal, mas naturalmente que tenho consciencia do que correu melhor e pior.

    Apesar de alguns pontos menos positivos, considero o ano de 2010 como um ano muito bom, e espero que 2011 seja ainda melhor claro :)

    Grande abraço,
    JR
    My recent post O Google Publicou o Google Zeitgeist 2010

  • Sissym disse:

    Iuri, eu acho que tenho feito meu balanço mensal…. e nem quero juntar tudo para o anual… é melhor ficar com ele mensal mesmo! kkkkkkkkkk

    Felicidades. Beijos

  • José disse:

    Olá grande Iúri,

    No que se refere a blogs, de positivo apenas as novas amizades que fiz, e as mais antigas amizades que reforcei. O blog tem sofrido muito, com as ausências. [risos]

    Cuidei bem da família, o meu bem mais valioso.

    Quanto a planos para 2011, ainda não os fiz, talvez nas férias que vou tirar.

    Um forte abraço.

  • Classificados gr&aac disse:

    Oi. Quanto a mim, este foi um ano de pausa nos blogs :)
    Não é que sempre fosse muito activo, mas agora estou dando um tempo enquanto me dedico a outras áreas. A sites de classificados grátis :) e a sites de nicho.
    Já comecei tarde no ano, mas já aprendi bastante. Tenho a agradecer ao Iúri, e a muitos outros 'blogueiros' o muito que aprendi nestes 2 ou 3 meses :)

    My recent post Fotografo Casamentos Baptizados Famílias Grávidas Bebés Crianças

  • Iúri disse:

    Olá Matheus,

    Fico feliz em saber que, apesar das dificuldades, o balanço de 2010 foi positivo! É claro que nem sempre passamos por boas situações, mas tenha certeza que todas nos ajudam a crescer de algum modo.

    E aproveite que está de férias e pensem um pouco sobre tudo isso, com certeza você tirará um aprendizado de cada acontecimento.

    Grande abraço!

  • Iúri disse:

    Olá amiga Márcia,

    Também fico feliz em saber que 2010 foi muito bom para ti. Acredito que cada um tenha uma percepção diferente desse ano, coisas boas e ruins aconteceram a todos, mas estamos aqui para refletir e tentar fazer com que 2011 seja melhor.

    Tudo bem que não conseguimos controlar tudo o nos afeta, mas podemos fazer bem melhor muitas coisas que fizemos antes. Tá aí o aprendizado :D

    Beijos, e obrigado por ter voltado!

  • Iúri disse:

    Grande Lison,

    Que bom que gostou da reflexão!
    Apesar de sempre estarmos refletindo sobre nossas atitudes (ou pelo menos deveríamos), é chegado um grande marco para todos: o final do ano. E com ele uma bela oportunidade de revermos planos e pensarmos um pouco no próximo ano.

    Grande abraço.

  • Iúri disse:

    Quando se instala o ID, os posts que já possuem comentários continuam com o sistema do Blogger – somente nos novos comentários é que será possível ver o Intense Debate :)

  • Iúri disse:

    Olá Joao,

    Eu acabo fazendo o balanço de 2010 até com certa frequência, ocorre mais quando começam as propagandas de natal – aí o clima de final de ano realmente chegou.

    E, assim como você, espero que 2011 seja melhor ainda que 2010!

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Sis,

    O balanço mensal também é uma ótima forma de já irmos mudando certas atitudes :D

    Felicidades para ti também!
    Beijos.

  • Iúri disse:

    Olá Grande José!

    Para meu blog também foi um ano muito bom, a consolidação das amizades, e aumento da interação com os leitores foram muito boas! E seu blog deve estar sem visitantes porque você não tem atualizado – eu assinei o rss e não recebi mais nenhum email :|

    Com certeza seguirei seu conselho, pois a família é muitíssima valiosa ^_^

    E sobre os planos, não é necessário que sejam traçados todos os passos de 2011, mas uma reflexão geral sempre é bom, risos.

    Grande abraço!

  • Iúri disse:

    Olá Classificados,

    Eu também acabei dando "uma pausa" no blog, porque realmente tive que me dedicar a coisas fora da internet :) mas estou voltando, com muita motivação.

    E não precisa agradecer, estar na blogosfera é assim mesmo, aprendendo e ensinando.

    Um abraço!

  • D@nil.B disse:

    Achei uma opção no site Intense Debate que contraria o que você diz, mas como não sei mexer nisso, deixa pra lá! :)
    Mas agora me veio uma dúvida: Como você conseguiu fazer o a quantidade de comentários existentes aparecer perto do título? Quando tento fazer isso só aparece a quantidade de comentários do Blogger! :o Pode me explicar?
    My recent post O Dardos que Atingiu este Blogue

  • Iúri disse:

    Danil,

    Envie-me um e-mail através do formulário de contato, assim ficará mais fácil te explicar :)

    Um abraço.

  • D@nil.B disse:

    Já mandei! Responda quando puder! :)

  • Iúri disse:

    Acabei de responder, espero que ajude :)

  • Iúri disse:

    Olá Aline,

    Agora que você disse, estou lembrado sim :|
    E sobre esse assunto, realmente é difícil superar, mas você superará, creio em Deus que você transformará, no tempo certo, todo sentimento de tristeza em ótimas lembranças.

    E que Deus também te ilumine e te proteja (e a seu irmão também)! Também espero que 2011 seja melhor – o que importa é nunca perdermos a esperança :D

    Também gosto muito de você! E quem sabe em 2011 nos conhecemos, risos.
    Grande beijo!

  • Olá, Iúri!

    Como sempre, você nos traz mais um importante aviso. Fora as festas, é hora de repensarmos o que fizemos em 2010 e nos prepararmos para 2011.

    Felizmente, 2010 foi um ótimo ano para mim, tanto em meus blogs quanto em minha vida "off line". Esta foi uma semana que dediquei à retrospectiva 2010 no Gerenciando, e isso me ajudou a ver com mais detalhes o ano que passou. Você fez parte disso, pois sempre esteve presente e atuante no Gerenciando, pelo que agradeço imensamente.

    A você e sua família desejo um ótimo 2011, com muita saúde, sucesso e realizações.

    Um abraço!

  • Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Fico muito feliz em saber que 2010 foi um ótimo ano, graças a Deus para mim também. Eu tentei fazer uma retrospectiva, mas acho que ficará para esse início de 2011 :D

    E não precisa agradecer, minha visita e comentários no GB ocorrem naturalmente, pois você merece.

    Um grande abraço, e que 2011 seja de muito sucesso, saúde e prosperidade para você e sua família!

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter