Gerenciamento do Tempo – Dicas e Links

Utilizar corretamente o tempo que dispomos se torna cada vez mais necessário, pois cada vez temos mais tarefas, e o tempo aparenta estar cada vez menor – e isso está se tornando cada vez mais comum. Não é raro ver alguém (eu) reclamando de falta de tempo. O post intitulado Está com tempo sobrando? Então me arranje um pouco… fala um pouco sobre a minha falta de tempo e de atualizações do blog.

Como dito no citado artigo, tenho buscado sempre melhorar minha administração do tempo – até já criei uma planilha para anotar todas as minhas atividades a desenvolver, porém, mesmo assim, vejo que o tempo continua curto.

Gerenciamento do Tempo - Dicas e Links

Fonte da imagem: g1.globo.com

Algumas dicas sobre gerenciamento do tempo

Nas minhas pesquisas de artigos e links sobre administração/gerenciamento do tempo, aprendi dicas muito interessantes. Há inúmeras, e é claro que nem todas se aplicam a todos, por isso vou indicar as três que achei mais interessantes:

  1. Liste todas as tarefas de sua responsabilidade, pois você só consegue gerenciar algo que sabe que tem que ser feito.
  2. Há uma grande diferença entre tarefa importante e urgente. Uma tarefa importante é aquela que agrega valor a você ou à empresa – quando ela for feita, trará algum benefício a alguém. Agora, tarefa urgente é aquela cujo prazo está se esgotando, ou já se esgotou (o grande problema é que, vez ou outra, nos atribuem tarefas “urgentes”, justamente porque o prazo está vencendo). Saiba diferenciar essas tarefas, e atue nas importantes – mas não se esqueça dos prazos, para que tarefas menos importantes não se tornem urgentes.
  3. Faça uma tarefa de cada vez, pois senão várias coisas são iniciadas, mas nenhuma é terminada. Além disso, à medida em que as tarefas forem realizadas (e você perceber o andamento delas), você se sentirá bem melhor.

Links sobre gerenciamento do tempo

Como disse, pesquisei vários sites, e gostaria de relacioná-los, para que vocês possam consultar e absorver o que melhor se aplique a cada um. Lá vamos nós:

Por que é importante administrar/gerenciar o tempo?

Atualmente é difícil encontrar alguém que não tenha muita coisa a fazer, quase todos estão a todo o tempo com inúmeras atividades. Porém, uma coisa é certa: todas nossas tarefas precisam ser feitas.

E o gerenciamento do tempo é a melhor maneira de listarmos o que precisamos fazer, dando a devida prioridade a cada coisa, ajudando a encontrarmos a melhor ordem de executarmos cada tarefa.

Gostou dos artigos?

Se você tiver um tempinho (risos), não deixe de visitar os links indicados. Sem dúvida há muita coisa que pode ser utilizada no cotidiano, de modo a melhorarmos o modo como administramos nosso tempo!

E agora que você tem mais tempo, não deixe de assinar no nosso Feed/RSS =)

19 Comments

  • José disse:

    Oi Iúri,

    O problema da falta de tempo e a angústia de o ver passar , e nós com tanta coisa para fazer, e não se conseguir engarrafá-lo para utilizar mais tarde, é uma chatice!

    O pior é que quanto mais a idade avança, mais trabalho vamos tendo e menos tempo sobra para as outras coisas que gostaríamos de fazer.

    Sempre que surge um bom artigo, como o seu, eu procuro aprender mais alguma coisa sobre este assunto. Logo que seja possível, também vou ler os artigos que o Iúri faz referência.

    Abraço amigo.

  • Iúri disse:

    Olá Matheus,

    Eu acreditava que fazer as coisas uma de cada vez às vezes era ineficiente, até que comecei a fazer as contas, e vi que é a melhor forma (o link está em um dos tópicos do post).

    Assim que tiver um tempo, dê uma lida com calma nos artigos, pois há um aprendizado muito interessante neles.

    Grande abraço!

  • Iúri disse:

    Olá amigo José,

    Nunca havia pensado nisso, mas seria interessante engarrafar o tempo :D
    Mas será que teríamos tempo para desengarrafá-lo? ;)

    E à medida que ficamos mais velhos, temos mais responsabilidades, ficando mais tempo pensando (e atuando) nelas. Aí o tempo se vai…

    Muito obrigado pelo carinho, fico feliz que tenha gostado do artigo.

    Grande abraço!

  • Iuri, sensacional seu texto, sempre nos dando ótimas leituras e ampliando nossos conhecimentos.
    Abraços forte

  • Olá, Iúri!

    Sou outro que volta e meia reclamo que estou sem tempo. Acumulei tanta coisa para fazer e há momentos em que parece que não conseguirei fazer tudo.

    Mas, essa é a hora para parar, respirar, organizar as coisas e fazê-las ordenamente. Sua dica de fazer uma coisa de cada vez é muito valiosa! Temos mesmo a impressão de que fazendo diversas ao mesmo tempo seremos mais eficientes. Ledo engano!

    Grande abraço!

  • :*
    Oiiii rs
    Ai nao me falaaaaaaaaaaaa …eu to perdida e lascada ao cubo eu estou cheia de coisa pra fazer antes de encerrar o ano …meu bloguinho ta abandonado esse fim de ano, nao consigo mais visitar os blogs ! O seu eu consigo visitar pq resolvi receber por email se nao ia acabar perdendo rs ! Aí ´fica aquele negrito lá…Simples Assim Simples Assim Simples Assim , tipo um alerta rs !!!
    Esse ano com certeza nao tenho nem como pensar em mais nada, mesmo pq vou viajar mais perto do Natal rs e só volto depois do Reveillon !

    Mas tirando o tempo para blogar rs, eu sou organizada, sou cheia de listinhas, cheia de sistemas rs quase uma neurótica rs…aí da tudo certo, só no fim do ano mesmo que me aperto, pq os clientes querem tudo para o Natal, como se o mundo fosse acabar depois dessa data rs !
    Beijjjjjoooooooooos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    My recent post Recordar é Viver !

  • Muniz Brenda disse:

    Eu ando lendo vários artigos deste tipo, não faço muitas coisas durante o dia mas gostaria de fazer mais. O importante é que consigo fazer a maioria das minhas tarefas. :)

    Nós devemos prestar atenção às coisas que roubam a nossa atenção como: Estatísticas do blog (eu principalmente…), twitter, facebook, msn, celular, email… O que eu fiz para resolver esses meus probleminhas foi colocar extensões no Chrome e, quando estou fazendo algo muito importante eu as desativo para que não chamem a minha atenção.

    (As pessoas estão tão sem tempo que nem comentam como antes… É uma pena.)

  • Iúri disse:

    Olá Príncipe,

    Que bom que gostou do texto, muito obrigado!
    Grande abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Realmente agora, no final do ano, é a hora de pararmos um pouco e fazermos um balanço sobre a forma como conduzimos as coisas em 2010. Quem sabe, só nessa reflexão, conseguimos nos organizar melhor.

    Grande abraço!

  • Iúri disse:

    Olá Ana,

    Como o Adelson falou no comentário anterior, agora é a hora de pararmos um pouco para refletir sobre 2010. Também ando muito sem tempo, mas estou muito motivado a continuar com o blog, e a visitar/comentar os blogs dos amigos.

    Fico feliz em saber que você é organizada, mas tome cuidado para não gastar mais tempo controlando as tarefas, do que as executando :)

    Beijos :*

  • Iúri disse:

    Olá Brenda,

    O ideal é fazer um número de tarefas que façam com que você se sinta realizada – imagino eu que, quanto mais, melhor, risos.

    As estatísticas do blog realmente tomam muito tempo, mexer no template também. Na verdade o mundo dos blogs, para quem gosta dele, tem muita coisa para prender nossa atenção :D

    E sobre os comentários, isso também tem acontecido…
    Um abraço!

  • Iúri disse:

    Olá Aline,

    Quanto tempo! Que bom que voltou o/
    A lista de responsabilidades eu criei a pouco tempo, fiz um Excel cheio de semáforos e formatações condicionais, kkkkkkkkkkk. Mas tem deixado bem visível prazos e prioridades, e tem me ajudado muito com minhas tarefas.

    Nessa lista eu só tenho as atividades do trabalho – as pessoais eu anoto no celular :)

    Ah! Esse e-mail ainda não chegou, rsrsrs. Respondi há um tempo o seu, olha lá.

    Beijos!

  • Liliane Carvalho disse:

    Iúri
    ontem pensei em você e vim aqui hoje, rapidinho porque vida de dona de casa é um sufoco.
    credo.
    ainda mais agora que quero tentar a faculdade, será que dou conta.
    Iuri,
    estava com saudade daqui, de você e do que escreve tão bem.
    que bom que está motivado com o blog
    muito bom mesmo.
    voltarei com calma, para ler os outros artigo, senão não sai almoço, hehehe
    beijo querido, fica com Deus

  • Iúri disse:

    Olá Liliane,

    Imagino que anda sem tempo, eu também estou assim :)

    Que bacana! Você está fazendo faculdade, parabéns! E com muita garra (e esforço) você conseguirá dar conta – e que essa nova fase te motive cada vez mais.

    Ando motivado sim, e estou aos poucos normalizando as postagens – agora só falta normalizar os comentários nos blogs dos amigos. Mas em breve eu retorno.

    Beijos, e fique com Deus também.

  • Alan Niemies disse:

    Olá, Iúri!

    Sempre li seus posts, mas nunca me sobra muito tempo para comentar por aqui. Agora que estou de férias, acho que vou poder participar das discussões com mais força.

    Parabéns pelo artigo, pois toca num ponto-chave de qualquer blogueiro, principalmente os que desejam ganhar dinheiro na web. No meu caso, posso assinar embaixo quanto a eficiência de algumas dicas. A ideia de anotar tudo o que é necessário ser feito é muito importante, e fazer uma coisa de cada vez sempre é o ideal.

    Duas dicas de aplicativos que creio serem indispensáveis na minha organização são o Evernote, como o Matheus citou lá em cima, e também o Organizze.com.br, uma ferramenta para gerenciamento dos ganhos online que é muito simples e prática!

    Grande abraço e sucesso com o blog!
    My recent post Como encontrar novos anunciantes para seu blog em 10 passos

  • Iúri disse:

    Olá Alan,

    Fico muito feliz em saber que lê com frequência o Simples Assim. Eu também leio o Análise Blogueira, só tenho participado menos (como na maioria dos blogs dos amigos), só pela falta de tempo.

    Eu também testei várias das dicas e vi que são realmente eficientes, porém é necessário uma coisa: disciplina. Apesar de inicialmente ser chato anotar tudo o que necessita ser feito, à medida que vemos a evolução no gerenciamento do tempo, tudo fica mais fácil :)

    Eu testei o Evernote e achei muito interessante, recomendo a todos. Já o Organizze.com.br eu não conhecia, visite o site e também pareceu muito bom! Obrigado pelas dicas, sem dúvida ajudarão quem aderir a um dos dois.

    Grande abraço! E continue com o sucesso também!

  • […] e os Devoradores de Tempo Por várias vezes aqui, no Simples Assim…, foi falado sobre falta de tempo, que sem dúvida é uma constante na vida de muitas pessoas. Pois bem, devido a tanta discussão […]

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter