Eleições 2010 – Campanha Presidencial ou Apelação?

Em primeiro lugar, gostaria de informar que esse artigo tem como intuito exclusivo mostrar como é absurda a elaboração/manipulação de informações erradas em época de eleições.

Em segundo lugar, o texto não expõe meu ponto de vista político, mas sim uma análise de como muitas pessoas acreditam em informações falsas vindas por e-mail, sem ao menos fazer uma pesquisa no google.

Bem, vamos ao texto então…

Que é leitor freqüente do Simples Assim… sabe que esse blog não é para discussão de política – tenho minha opinião sobre política, faço minhas leituras para melhorar minha percepção dos acontecimentos, mas acho que aqui não é o lugar certo para essa discussão. Até porque acredito que religião / política / futebol não se discute (a não ser que se tenha muita paciência, risos). Mas, definitivamente, aqui é lugar para troca de informações e aprendizado, seguido de crescimento – do blogueiro e de quem lê =)

Porém, contudo, entretanto, todavia… dois e-mails recentes me fizeram elaborar esse artigo. Sim! Dois e-mails, e já se pode imaginar o conteúdo deles.


Primeiro E-mail: Palavras de Dilma

No e-mail, que fala de uma inauguração de um comitê em MG, Dilma é entrevistada por um jornalista local. Pergunta do jornalista: Como a senhora vê o crescimento de sua candidatura?

Em sua resposta, Dilma diz: “[…] porque nessa eleição nem mesmo Cristo querendo, me tira essa vitória, […]”.

Topas uma reflexão? Antes de dizer que uma candidata a presidente, se tiver bom senso, seria incapaz de afirmar algo do gênero (repito: se tiver bom senso!), fiz o que qualquer internauta que sabe utilizar o Google deveria fazer: procurei pela frase porque nessa eleição nem mesmo Cristo querendo, me tira essa vitória.

Nos resultados, percebi que não havia nenhum grande site de notícias, ou mesmo de política, com tal informação. Somente blogs tinham publicado o texto. Será mesmo que o Uol, Terra, Folha, etc., não publicariam esse “furo de reportagem”? Ou seria isso prova suficiente de que o tal e-mail era falso, sendo escrito propositalmente, de modo a caluniar a candidata?


Segundo E-mail: Dilma é Lésbica

Esse e-mail também possui um conteúdo bem “interessante”. O texto fala sobre uma doméstica que teve um relacionamento de quinze anos (nossa!) com a presidenciável, só que, depois da oportunidade em Brasília, Dilma desistiu do romance. E vem até com referência! Não deixe de procurar na internet.

Adivinha o que fiz? A mesma coisa do primeiro e-mail: procurei no Google.

E adivinha qual foram os grandes sites que publicaram a matéria? Nem preciso responder…

Concluindo…

Não acredite em tudo que receber por e-mail, ainda mais em época de eleições. Esse período era para ser sério, de políticos decentes apresentando suas propostas; porém, muitos agem de forma desonesta, tentando prejudicar a imagem do outro candidato.

Seja curioso, busque fontes de informações sérias, com credibilidade, para então escolher um candidato decente (se é que há).

Não votarei na Dilma, mas também não votarei no candidato que mais a ataca: você tem dúvida de quem é?

Eleições 2010 - Campanha Presidencial ou Apelação? Campanha presidencial: um período que era para ser de conhecimento dos candidatos a presidente, tem se tornado um período de extrema apelação por parte de alguns candidatos. É simplesmente uma vergonha!

Mas eu ainda acho que o Brasil tem jeito

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter