Você Já Falou Bem de Alguma Empresa?

A pergunta parece simples, e é. A resposta é tão simples quanto. Mas vamos à reflexão, para que possa ser entendido o que quero dizer.

Pode até não ser consenso, mas imagino que a maioria da populaçãoVocê Já Falou Bem de Alguma Empresa? concorda que na atualidade dependemos muitos dos serviços prestados por várias empresas: companhia de telefonia celular (comecei bem), companhia de gás, água, luz, etc. E também é fato que muitas dessas empresas não prestam o serviço que prometem ou que pelo menos deveriam prestar devido à regulamentação do setor (caso haja).

Então, diante do exposto, e tendo em vista que o paragrafo acima diz uma realidade comum no Brasil, como podemos falar bem de alguma empresa?

Será que nenhuma dessas empresas nunca te surpreendeu positivamente?

Tenho quase que certeza que uma dessas empresas te surpreendeu negativamente, por isso inseri o positivamente na pergunta. Então, vou contar uma história para justificar o falar bem de algumas dessas empresas.

Recentemente fiz uma pesquisa para a empresa onde trabalho sobre a utilização de redes sociais nas empresas. Algo que, apesar de parecer simples, não foi. O grande obstáculo a superar foi: como medir a efetividade das redes sociais na imagem de uma empresa?

Então, após as pesquisas costumeiras no grande oráculo (Google), procurei entrar em contato com empresas que atuem no mesmo setor da empresa onde trabalho. As escolhidas foram AES Eletropaulo e CEMIG.

Apesar de não morar a área de concessão dessas distribuidoras de energia para falar da qualidade do serviço, posso afirmar que as pessoas que me atenderam foram simplesmente fantásticas, tanto na qualidade das informações, quanto na atenção dispensada a mim. É difícil atualmente você encontrar em empresas pessoas tão prestativas desse modo. Por isso, faço questão de divulgar e agradecer o atendimento recebido.

Voltando à pergunta anterior…

Esse foi somente um exemplo de surpresa positiva que tive ao entrar em contato com essas duas empresas. Porém, posso dar outros:

  • Ao entrar em contato com o suporte de impressoras da HP, fui esclarecido do problema da impressora, e infelizmente não havia como eu resolver – tive que levar na assistência técnica.
  • Outro dia liguei para a GVT pois não estava conseguindo fazer DDD’s depois que me livrei migrei da Oi, e a própria “atendente eletrônica” percebeu meu plano de telefonia e deu as instruções para realizar DDD’s.

Mas por que eu falaria bem de qualquer empresa?

Bem, quem já leu alguns dos meus posts, deve ter percebido que sou totalmente a favor da empatia. Portanto, se eu tivesse uma empresa, como eu gostaria de falassem dela? Bem ou mal? É claro que bem!

Então, por que não falar bem das empresas que me trataram bem e superaram minhas expectativas? Acho que devemos valorizar esses detalhes, pode até ser obrigação das empresas tratar bem os clientes e “entregar o produto” conforme divulgado e esperado. Mas, se muitas não fazem, vamos valorizar as que fazem.

Agradecimentos

Gostaria de finalizar o post agradecendo à AES Eletropaulo e à CEMIG pelo ótimo atendimento que tive. Sem dúvida as áreas de comunicação dessas empresas estão indo ao encontro do que os clientes precisam ao utilizar o Twitter: atenção e respostas rápidas.

E você, é atendido pela AES Eletropaulo ou pela CEMIG? Então, siga essas empresas pelo Twitter, mas lembre-se: o Twitter é um canal de relacionamento, o atendimento é pelo telefone 0800.

4 Comments

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter