Amizades Virtuais Podem Ser Amizades Reais?

Quando comecei a utilizar a internet, no remoto ano de 1999, onde o Cadê e o AltaVista eram os grandes motores de busca da internet, logo tive contato com um ambiente que era totalmente novo para mim: os comunicadores instantâneos. Lembro bem que nessa época quem reinava absoluto era o ICQ (lembro do meu UIN até hoje!!!).

Com a utilização do ICQ, acabei “conhecendo” muita gente, mas infelizmente essas pessoas iam e vinham, ou seja, com quase nenhuma foi criado algum tipo de relacionamento (leia-se amizade).

Depois, surgiu um dos mais populares comunicadores, que está no topo da lista desse tipo de programa há algum tempo: o MSN. Como ele reinou por algum tempo (e ainda reina), alguns amigos foram criados: uns somem por um tempo; outros mantêm contato freqüente, etc.

Porém, quando criei esse blog, entrei em mais uma rede social: a dos blogueiros. E tem sido fantástico, porque o aprendizado que é gerado com os blogs e comentários é muito bom!

Mas o que gostaria de destacar nesse artigo é que muitas dessas amizades, que em teoria são virtuais, podem se tornar reais…

Amizades Virtuais Podem Ser Amizades Reais?

Sim, com certeza podem! E isso eu constatei nas últimas semanas.
Quem acompanha com freqüência o Simples Assim… percebeu que o blog ficou sem atualização quase 3 semanas. E, em paralelo, os comentários dos artigos Duas Anas, Dois Blogs e Muita Interatividade! e Não Tome Decisões em Momentos de Raiva ficam alguns (muitos) dias também sem resposta. Isso se deve ao fato de eu estar realmente muito ocupado, envolvido com um projeto novo no trabalho. Porém, nunca deixei de acompanhar os comentários e ler os artigos dos blogs de amigos.

E o mais interessante foi que nesse período, onde estive afastado da net, muitos dos meus amigos virtuais entraram em contato comigo via formulário de contato no blog e Twitter. E quem sabe meu e-mail também se comunicou através dele.

Desse modo percebi que muitos dos leitores do blog foram além da amizade virtual – se tornaram amigos reais, pois não participam somente do blog via comentários, mas realmente se importam comigo. São pessoas que vão além de um clique no leitor de RSS / Feed, ou que visitam o blog só para comentar: são pessoas que se importam com o próximo!

Amizades Virtuais Podem Ser Amizades Reais?
E é por isso que venho agradecer a cada amigo que interagiu comigo nesse período em que estive longe da net. Atitudes assim mostram o quão maravilhosos são muitos blogueiros e leitores, pois mostram o lado muito humano que a internet tem.

E se estou um tempo sem comentar em seus blogs, peço desculpas e um pouquinho de paciência, risos, pois em breve voltarei a interagir como de costume!

Um grande abraço a todos e muito obrigado! E que todos nós possamos fazer uma blogosfera mais interativa!

62 Comments

  • Joicinha disse:

    Eu que agradeço o seu carinho conosco…..Obrigada .. bjss JOicinha

  • Cecilia disse:

    Eu acredito que podem ser reais sim.
    Bjos

  • Concordo plenamente com o título acima .
    Assim como a amizade , também já soube de casos de relacionamentos virtuais que se tornaram casamentos .

    abs
    Francisco

  • Iúri disse:

    Olá Joicinha,

    Você sempre muito carinhosa e atenciosa, obrigado!
    Eu é quem tenho que agradecer a atenção.

    Beijos.

  • Iúri disse:

    Olá Cecilia,

    Eu também acredito que sim, sendo esse o motivador desse artigo. Obrigado por participar.

    Beijos.

  • Iúri disse:

    Olá Francisco,

    Também conheço um relacionamento que começou via internet e virou casamento :D
    Tenho gostado muito das amizades que surgiram com o blog! Obrigado pela visita.

    Abraços.

  • ismaelita disse:

    excelente post ,gostei muito.
    Já ouvi falar mesmo em amizades vistuais que se tornam reais ,mas até o momento não aconteceu comigo..deve ser muito produtiva este tipo de amizade,a paz

  • Iúri disse:

    Ah é, né ^_^
    Eu também conheço vários, e poderia citar em especial duas cariocas que conheci em blogs do wordpress. Você as conhece? hehehe.

    Beijos.

  • principe disse:

    Claro, creioo que sim.
    Abraços forte

  • Iúri disse:

    Olá Ismaelita,

    Fico feliz que tenha gostado do post :D
    Essas amizades surgem com o tempo, quem sabe em breve no seu blog aparecem leitores assim, é muito bom!

    Abraços.

  • Eninha Campos disse:

    ainda não sei … Mas sinceramente não vejo razão para amizades virtuais não serem reais .
    Eninha
    My recent post Sunday Bloody Sunday – U2

  • Iúri disse:

    Olá Príncipe,

    Você também é prova disso, possui vários leitores que interagem contigo.
    Grande abraço.

  • Leila Franca disse:

    Oi Iuri,

    Eu comecei a usar a internet no final de 1996, quando só tínhamos mesmo as salas de bate papo da uol….rs Já comecei a transformar amizades virtuais em reais a partir daí, com encontros do pessoal das salas. Usávamos crachá com os apelidos para que pudéssemos nos identificar. Depois veio o icq, conheci também muita gente através do site, cheguei até a namorar e casar com uma pessoa que conheci pelo icq…kkkkk

  • Iúri disse:

    Vi sim, hehehehe. E adoro passar pelo blog delas!
    E também estou aqui pra isso hein, se precisar é só chamar.

    Beijos.

  • Iúri disse:

    Olá Eninha,

    Quando me referi a amizades virtuais sendo reais, quis dizer na intensidade da ligação. Ou seja, elas vão muito além de bate papo na net.

    Abraços.

  • Iúri disse:

    Olá Leila,

    Para te falar a verdade nunca conheci nenhuma amizade virtual – ou melhor, novas amizades, pois converso pela net com muita gente que conheço (amigos de faculdade, trabalho, etc.). E é interessante saber que você já passou, de forma positiva, por essa experiência – parabéns.

    Abraços.

  • Iúri disse:

    Olá Junior,

    Olha que coincidência! Estava lendo seu post a Cleycianne, quando recebi a notificação do seu comentário, hehehehe.

    Realmente a internet ajuda a unir as pessoas, e tenho gostado muito da interação com os leitores. Ah! Espero voltar à atividade na net em breve.

    Grande abraço.

  • Fatima Zanin disse:

    Amigos virtuais podem se tornar reais,alguns,com certeza .
    Abço.
    Fatima.

  • Iúri disse:

    Olá Fátima,

    Podem sim, e o mais legal é quando essa amizade vai além dos blogs.

    Abraços.

  • Ana Karenina disse:

    Olá Iúri

    Acredito em amizades virtuais sim, já experimentei o lado bom e o lado ruim disso tudo, já tive momentos de levar muito a sério, de me magoar por qualquer gesto e hoje opto por deixar as pessoas livres. Uma vez li uma frase que nunca esqueci: "Deixe as pessoas livres, se voltarem é porque as tem, se não voltarem é porque nunca as teve"

    Todos nós temos problemas e ocupações, não podemos exigir assiduidade nem de pessoas "reais" (que convivem conosco no ambiente fora do virtual), muito menos de pessoas que só encontramos via web, seria inadequado. O que vale pra mim e creio que seja mais importante, é você "fazer-se presente nos momentos que está presente", quero dizer que não importa que venha todos os dias ao encontro dos que te estimam, importa que quando vens deixas bons momentos e boas lembranças quando passas, o mesmo nem sempre ocorre com pessoas que vemos todos os dias e que nada acrescentam nem significam para nós visto que elas estão lá fisicamente, mas não estão entregues, não são pessoas que busquem cativar ninguém, são pessoas que só passam pela vida, mas não sente o que a vida traz.

    Curiosamente o termo que mais buscam no google que remete ao meu blog é um post que é uma carta para um amigo virtual http://escritosideologicos.blogspot.com/2008/09/c… creio que por ser uma experiência cada dia mais comum as pessoas estejam buscando representar isto de alguma forma.

    Por fim, saiba que as colheitas que você tem tido são resultado do que você plantou, as amizades, o carinho e o reconhecimento que tens hoje se origina de suas ações. Se o time tá ganhando então o técnico deve ser bom, rs

    Um abraço :)

  • Ana Cavalcantti disse:

    Oi Iaiá Iuiú !!!!

    Diabinho:
    Eu acompanhei um caso muito triste de uma amiga que conversou diariamente com um "mocinho" durante 6 meses, eram como se fossem namorados, ela apaixonadíssima, presa em casa pra ficar conversando com ele, e na hora "h" de se conhecerem , ela descobriu que o outro, era "outra" rs, usava outra foto,outro nome, outra história de vida, um horror.
    Masss…gente LELÉ tem em toda parte, eu tinha uma amiga muito próxima que roubou meus cheques e saiu falsificando minha assinatura rs

    Anjinho :
    Eu acredito que as amizades virtuais podem ser reais sim,e que muitas vezes são as mais sinceras, você fala quando tem vontade, aparece quando quer, nao tem obrigação social nenhuma, faz tudo por livre e espontanea VONTADE e muitas
    vezes as pessoas mostram um lado que ao vivo fica escondido, falam coisas que ao vivo não falariam …são mais "reais" !
    My recent post Se todos fossem no mundo iguais a você !

  • Ana Cavalcantti disse:

    Eu tenho poucos amigos virtuais que eu nunca vi na vida , mas tenho amigas que há
    muitos e muitos anos nao vejo porque foram morar longe e mantenho amizades sem preço pela internet.
    Agora preciso fazer a gracinha de sempre que não quer calar :
    Iúri Brandão
    Você aceita Ana Cavalcantti como sua legítima amiga virtual, na alegria e na tristeza , na saúde e na doença ?
    ..não resito rs !
    Beijo Iúri e para de trabalhar um pouco pq o mundo te chama rs !!!!
    My recent post Se todos fossem no mundo iguais a você !

  • José disse:

    Olá Iúri,

    Bom regresso ao convívio dos seus amigos! Sim eu penso que muitas amizades virtuais se transformam em reais, às vezes com bons resultados outras nem tanto.

    Eu tenho um texto já escrito sobre um caso que não deu bom resultado e só me falta pedir autorização para publicar, ao amigo que desabafou comigo.

    A ausência do Iúri que foi notada, não é senão a medida da sua popularidade, você é um "transformador" de amizades virtuais em amizades reais. rsrsrs.

    Um grande abraço!
    My recent post Palavras Bonitas? Conheça Quem As Diz!

  • William Rocha disse:

    Ótimo post, estou na internet desde 2008, é incrivel comecei nos games, hj me expandi aos blogs, e realmente é possivel fazer amizades, no inicio quando era os games online, eu jogava, quando terminava ou enjoava as amizades se iam, mas hj em dia elas ficam e vao para outros games e tals, mas sempre com contatos, incluindo ativades em grupos, como ajuda com sites etc.

    Amigos virtuais, amigos reais.

  • crazeanime disse:

    Pra mim amizade é amizade por telefone por internet , pessoalmente !! amizade sempre é bom^^

  • Amanda disse:

    Meu amor, eu acho muito legal amizades virtuais, porém temos que alertar também com o perigo, principalmente os adolescentes.

    Tem muita gente querendo se aproveitar da internet para fazer maldades.

    Beijos com amor,
    Seu love.

  • Aline Pacheco disse:

    Eu agradeço muito a você na época do que houve com a minha mãe, pois foi quem me mandou um email perguntando o que estava acontecendo e mandou um comunicado ao pessoal do blog! Pode parecer pequeno, mas pra mim foi um carinho enorme… sem tamanho, de verdade!!!

    Eu penso que o que realmente importa não é a quantidade e sim a qualidade da amizade que a gente tem. Isso é um lema para os amigos reais, mas que se aplica perfeitamente aos virtuais.

    Gosto demais de vc, sem nunca ter te visto! Qdo vier ao Rio, não vai fazer igual a Ruminante de me avisar só depois que já foi embora!!! =)

    Um beijo, Iúri.

  • Iúri disse:

    Olá Ana,

    Realmente as pessoas livres, quando verdadeiramente cativadas, voltam espontaneamente. É por isso que gosto de comentar no seu blog :)

    O problema é que há pessoas que "cobram" visitas, comentários, etc., diferentemente do que aconteceu comigo (você sabe): as pessoas procuravam notícias, e não houve cobrança (houve mais a auto-cobrança por não conseguir dar a atenção devida aos leitores e blogs que acompanho). E você salientou muito bem: o importante é se fazer presente, e que as pessoas valorizem esses momentos e não te esqueçam quando não está.

    Li seu post da carta e achei maravilhoso! (será que comentei? risos). Na verdade acredito que as colheitas que tenho feito são fruto da minha plantação com a ajuda dos amigos que ajudam a regar e manter a plantação. O técnico pode ser bom, mas o time ajuda com toda a certeza :D

    Grande abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Ana ^_^

    Na verdade há também coisas ruins, mas aí já não são amizades: o das pessoas que se escondem atrás do computador para denegrir a imagem do próximo, casos de perseguição, etc. Além das pessoas que mentem descaradamente, como você bem exemplificou.

    Agora, o lado bom é participar de um ambiente em que as pessoas verdadeiramente se preocupam contigo – não é questão de "massagem do ego", mas de representar importância. E cada um que participou nesse período mostrou isso :D

  • Iúri disse:

    Ah! É claro que te aceito como legítima amiga virtual :D não tenha dúvida disso!
    Além do mais, você escreveu meu nome certo, kkkkkkkkk, ganhando mais pontinhos ^_^

    Realmente tenho que trabalhar um pouco menos, na verdade pelo menos fora do expediente de trabalho, hehehehe. Mas graças a Deus está dando tudo certo.

    Beijos.

  • Iúri disse:

    Grande amigo José!!!

    Estou voltando aos poucos, mas estou realmente tentando…

    O interessante de um texto relativo ao desabafo é que realmente podemos aprender muita coisa com o relato. Devem haver erros e acertos no relato, temos que tentar aprender com todos!

    Fico muito feliz com seu simpático comentário, mas não sou assim senão pelos belos amigos que fiz na net – e você está na lista deles.

    Grande abraço!

  • Iúri disse:

    Olá William,

    Fico feliz que o artigo reflete bem a experiência de muitos que passam pelo blog, inclusive a sua. Muitos têm amizades nos bate-papos, outros em fóruns, mas na verdade a internet é um lugar muito rico para se cultivar muitas coisas boas, principalmente bons amigos.

    Abraços.

  • Iúri disse:

    Sem dúvida amizade, se for verdadeira, sempre é bom!
    Abraços.

  • Iúri disse:

    Que surpresa maravilhosa <3

    Realmente meu amor, há sempre um lado perigoso, pois nem sempre as pessoas agem de boa fé na net. E o alerta é sempre muito importante – pena que muitos pais acham que seus filhos estão protegidos "atrás" de um monitor.

    Beijos com amor!

  • Iúri disse:

    Ahhhhhhhhhh Aline!!!

    Que ótimo é ter ver por aqui! Mais uma pessoa confirmando o que disse no post :)
    Também concordo que o blog acaba sendo o reflexo de que somos, não sei se a Raquel é nerd, mas que vocês são muito simpáticas, divertidas a atenciosas, são de verdade!!!

    Também tenho pessoas que me comunico mais virtualmente do que os vizinhos, por exemplo. Mas isso não é por falta minha, busco falar com cada um que conheço, infelizmente isso não é recíproco…

  • Iúri disse:

    Olha, também passei por todas essas fases, hehehehe. E, assim como você, o blog se tornou não só uma plataforma de exposição de ponto de vistas, mas de interação com pessoas amigas.

    Realmente parece que nos conhecemos há muito tempo, assim como a galera que você citou (inclusive conheci seu blog através dos seus comentários no blog do Ruminante). E se você mandar a passagem, vamos fazer o encontrão sim, kkkkkkkkk. Agora, você tem que conhecer a Raquel logo, vocês moram perto (bem, eu acho).

    Eu fico muito feliz que, apesar da ausência, os amigos voltam rápido. Estou entrando no ritmo novamente, e espero voltar a comentar os blogs em breve.

  • Iúri disse:

    Não precisa agradecer querida Aline, fiquei preocupado e achei que era um modo de descobrir o que estava acontecendo. Fico feliz em saber que de algum modo esse ato refletiu de forma boa.

    Eu também gosto demais de você! E por isso faço questão de responder cada comentário, e passar sempre no seu blog – você merece o carinho! Da próxima vez que for ao Rio, pode deixar que te aviso antes.

    PS: Lembra das cariocas que falei num comentário anterior? Vou contar um segredo: você é uma delas, kkkkkkkkk. Será que tinha alguma dúvida?

    Beijos!!!

  • Iúri disse:

    Será? kkkkkkkkkk.
    Ou melhor, será que você ainda tinha dúvida? ^_^

    Também gosto demais de vocês duas!!!

  • Márcia Can&ec disse:

    Olá querido amigo Iúri. Eu a muito tempo não te considero mais como simplesmente um amigo virtual, pois é alguém de quem eu gosto de saber se está bem, se tem trabalhado muito, enfim, saber como está realmente, não apenas pelo sumisso no site e blogger, mas porque me importo realmente. Já tive muitos amigos virtuais que se tornaram reais ao longo do tempo,pessoas que eu prezo realmente a amizade e a permanência em minha vida. BEijos no coração Márcia Canêdo

  • Aline Pacheco disse:
  • Sr. Funciona disse:

    Não apenas amizades mas relacionamentos H+M dão certo pela net!
    Namorei por 1 ano e 6 meses uma menina q conheci pelo IRC (será q alguem lembra disso?)

    Conheci muitas pessoas legais, pela net, q se tornaram muito importantes na minha RL(real life)

    Já tive momentos em q amigos internetico me tiraram do buraco… nao sei oq teria feito sem eles…

    viva a internet o/
    Viva as relaçoes virtuais o/

    q bom q vc esta de vota meu kiridu…

    abraços

    =D
    My recent post Arte feita com canetas esferográficas…

  • Mel disse:

    Iúri! Meus parabéns pelo Blog! Continua show!!

    Olha, realmente, ao longo do tempo criamos poucos vínculos.
    E sempre aprendemos alguma coisa, mesmo com os mais passageiros.

    E só o tempo, nos momentos onde é necessário se ausentar… É que descobrimos quais amigos são reais.

    Fiz poucas amizades "virtuais", mas essas são de verdade.

    Beijos, Iúri!! =)

  • Iúri disse:

    Olá querida Márcia,

    Tenha certeza que há tempos também te considero como uma amiga real: sempre pronta a escutar e interagir comigo. Realmente essa amizade vai além do blog, obrigado!

    Beijos!

  • Iúri disse:

    Grande Funcional!

    Você é outra pessoa a quem prezo muito!
    IRC? Já ouvi falar, hehehe. Então quer dizer que uma amizade virtual ficou colorida para você hein! :)

    Como você mesmo disse: viva a internet!
    Grande abraço.

  • Iúri disse:

    Pode ter certeza que se eu também tivesse o dinheiro, reunia todo mundo!!!

  • Iúri disse:

    ^_^ essa dupla é o máximo!

  • Iúri disse:

    Olá Mel,

    Que bom que você retornou ao blog! Obrigado pelo carinho.
    Realmente quando nos ausentamos, mesmo que involuntariamente, é que percebemos as pessoas que se preocupam conosco, não só pelo blog, mas pelo contato freqüente.

    Beijos ^_^

  • É mesmo Iúri. Os tempos mudaram, a internet dá para brincar muito, todos nós brincámos em seus chat's desde os seus primórdios. Mas uma coisa é certa, através de toda esta virtualidade muito do que é mais humanamente profundo nos é transmitido por muita gente!!! hoje em dia, nas redes sociais mais sofisticadas temos a prova de que criámos autênticos "amigos". Convidam-nos para eventos, interessam-se por nós, dão-nos sugestões, pedem nossa opinião, etc etc.
    Agora "verdadeiros amigos" saídos da virtualidade daqueles "mesmo do peito" são poucos, eu acho, mas também os há!
    Um grande abraço
    My recent post Língua pátria

  • Sandra disse:

    Olá Iúri!
    Assim como você estava, estou sem tempo também… mal consigo publicar em meu blog quem dera comentar em outros!
    Mas acho que é possível fazer verdadeiras amizades reais através da internet, mesmo sem conhecer a pessoa, a gente acaba se apegando e se preocupando quando ela desaparece!
    Já conheci muitas pessoas assim, não me arrependo, faz bem!
    Um abraço!
    My recent post Viper: O terror dos plagiadores

  • Matheus disse:

    Depois de ler alguns dos teus posts, não pude deixar de me inscrever no RSS / Feed!Realmente você escreve muito bem, parabéns!
    Quanto ao artigo, realmente uma ótica interessante de a ser analisada. Acredito que amizades virtuais podem formarem amizades reais, eu mesmo tive a oportunidade de ter algumas amizades que se tornaram muito mais que virtuais!
    Abraço!
    My recent post Ganhar dinheiro com Adsense : Sites Autorizados

  • Sr. Funcional disse:

    Colorida nao!
    Virou coisa séria mesmo! 1 ano e meio!

    Lhe considero bagarai tbm grande Iúri!

    abraaaaaços

  • Iúri disse:

    Olá Antonio,

    Realmente a internet trouxe outra perspectiva quanto a amizades, algumas podem ser superficiais, outras profundas, mas vez ou outra encontramos realmente alguém que se importa conosco, nos sentidos que você falou – isso é muito bom!

    Agora, amigos do peito, no sentido e intensidade que você citou, realmente é mais difícil de se achar.

    Grande abraço!

  • Iúri disse:

    Olá Sandra,

    Realmente o tempo tem sido escasso nas últimas semanas, está difícil até parar para responder os comentários :D

    E é sobre esse apego que você citou foi que me referi quanto à criação de amizades reais baseadas nas virtuais: isso vai além de um simples bate papo nos comunicadores instantâneos. E concordo contigo, isso faz muito bem!

    Abraços.

  • Iúri disse:

    Olá Matheus,

    Fico feliz que assinou o RSS e que gosta da forma como escrevo, muito obrigado por seu comentário simpático e volte sempre :)

    É claro que amizades virtuais não se formam somente no momento em que você conhece na vida real tal pessoa, vai mais além: por exemplo, a questão de se importar com sua ausência, saber notícias, etc. Cada um tem um ponto de vista, mas no final todos concordam que isso é possível.

    Grande abraço.

  • Iúri disse:

    Rapaz, que bacana! Então você é uma prova viva do post, hehehe.

    Eu também lhe considero muito meu camarada!
    Sua presença aqui me deixa muito feliz!

    Abraços.

  • waleska disse:

    Quanto comentario….noooooooosssa…como diz o panico…kkkkkkkk
    ah moleque…amizade é tudo de bom sempre.

  • Iúri disse:

    Olá Waleska,

    Realmente é muito bom recebe comentários dos amigos, e dos novos leitores também. Fique à vontade para comentar :)

    Um abraço.

  • De fato, amizades virtuais existem e, por vezes, tornam-se muito mais reais do que a daquelas pessoas que vemos pessoalmente. Muito legal e bonita a sua msg aq. Amizades devem ser cultivadas sempre, independente de ser virtual ou n… e o Fleecase traz essa proposta, de proporcionar aos seus coligados novas amizades, e reais. Por isso venho convidar vc e a tds aq pra conhecerem o nosso site, o Fleecase, garanto q irão gostar.

  • Iúri disse:

    Olá Fleecase,

    Fico feliz que tenha gostado da mensagem, pois foi bem assim que aconteceu :)

    Um abraço, e obrigado pela visita e comentário.

  • Morgana disse:

    Amizades virtuais existem de fato. Tenho amizades virtuais e que já possuem 8 anos e até hoje não tive problema com eles, e eu adoro. Muito bonita sua postagem, eu particularmente amei. Pretendo acompanhar sempre seu blog, pois ele me chamou bastante atenção.

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter