Qual a Semelhança entre Blog, Confissão e Terapia?

A pergunta feita no título do artigo parece engraçada, mas há uma coisa em comum entre essas três palavras: blog, confissão (religiosa) e terapia. Uma pequena reflexão poderá te levar à reposta de forma bem rápida.

O ser humano possui várias características que nenhum outro ser possui: gratidão, amizade, sua capacidade de comunicação, etc. E o que há em comum entre essas palavras está justamente em uma dessas características.

Então, qual a semelhança entre blog, confissão e terapia?

Qual a Semelhança entre Blog, Confissão e Terapia?O objetivo desse pequeno artigo é levar à reflexão sobre uma característica marcante dos blogs, que poucas vezes é percebida.

A semelhança entre blog, confissão e terapia é que eles são ótimas ferramentas para o ser humano exercer uma de suas maiores características: a necessidade de ser escutado.

Parece ser uma comparação simples, mas o objetivo é esse mesmo.

A confissão é o ato de se confessar, e quando a pessoa faz esse ato declara seus pecados ao padre (confissão dos católicos). Mesmo que tal confissão não anule os pecados de quem se confessa, só pelo ato de compartilhar algo que incomoda a pessoa que se confessa já é suficiente para o deixar mais tranquilo.

Na terapia (tratamento psicológico) a pessoa busca o equilíbrio através da investigação de certas características que possui, utilizando como uma de suas principais ferramentas o diálogo. Na terapia muitos transtornos podem ser curados somente com base no diálogo, sem a necessidade de medicação (lembre-se que é uma exposição simples de idéia, não estou entrando a fundo nesse tema).

E o blog?

Uma das principais características dos blogs é que eles são um espaço para exposição de idéias, opiniões. Uns escrevem em blogs de forma comercial, outros por lazer, mas o que pode ser encontrado em muitos é a característica de exposição de opinião.

Essa característica também é encontrada nos comentários dos blogs. Quem comenta quer expor sua opinião, ou seja, ser “virtualmente escutado”.

E você? Acha mais alguma característica em comum entre as palavras?

4 Comments

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter