Comentários em Blogs – Devo Responder a Todos?

Essa semana verifiquei que um leitor chegou ao Simples Assim… através de uma frase um tanto que interessante, que me despertou o interesse em elaborar esse artigo: Tenho alguns blogs com muitos comentários, devo responder a todos?

Realmente essa é uma questão muito interessante, que vou responder de acordo com meu ponto de vista e pequena experiência que tenho de blogueiro… Bem, como tudo é relativo, a resposta parte do meu ponto de vista, não sendo necessariamente a resposta única para tal pergunta.

Comentários em Blogs – Devo responder a todos?

Sim! É claro… Ou talvez não, quem sabe! Risos. Bem, vamos por partes.

Como já disse em artigos anteriores, blogs são uma ótima ferramenta de interatividade, e a resposta aos comentários faz parte de uma fantástica interação que podemos ter com os leitores. Então, eu recomendo fortemente que os comentários sejam respondidos.

Vou além com um exemplo: imagine que você preparou uma apresentação para uma reunião a pedido do seu chefe, e infelizmente ele não teve tempo de olhar antes de você apresentá-la (apresentação = artigo no blog). Você apresenta e, após a reunião, seu chefe nem comenta sobre a apresentação (chefe = leitor do artigo). Qual é a sensação que você fica? Um vazio, ou coisa parecida.

Continuando: em outra situação, o seu chefe comenta sobre sua apresentação, te parabenizando pelo feito, ou fazendo uma crítica construtiva. Você fica imóvel, sem falar nada. Como você acha que ele se sentiria? Talvez com o mesmo vazio que você sentiu quando ele não comentou nada sobre sua apresentação. Entende a importância da interação?Comentários em Blogs - Devo Responder a Todos?

Ou seja, quando o autor do blog responde os comentários, o blog deixa de ser um monólogo, para ser um diálogo ou até mesmo um debate! Um ambiente maravilhoso de aprendizado e compartilhamento de conhecimentos.

E o que você acha de blogs que não respondem os comentários?

Como um dos objetivos do meu blog é interação, eu faço questão de responder a cada comentário. Agora, há pessoas que não se importam, acham que a caixa de comentários em um blog é somente para os leitores inserirem seus pontos de vista, e só.

Particularmente eu acredito que responder a cada comentário fideliza o leitor, porque mostra que a opinião dele é importante para você. E o que seríamos de nós, blogueiros, sem nossos leitores?

Mas são muitos comentários! O que que eu faço?

Certamente há blogs com muitos comentários mesmo, o que torna um pouco difícil a tarefa da resposta individual. Dica: nessa situação o autor pode escrever um comentário agradecendo a participação de todos, de forma genérica.

Assim, ele deixa claro que leu cada comentário, além de confirmar que a participação de cada leitor é muito importante.

E você, o que acha sobre esse assunto? Deixe sua opinião, pois com certeza seu comentário será respondido!

13 Comments

  • […] fantástico! A cada comentário respondido, fui aprendendo cada vez mais, e fortalecendo o laço blogueiro/leitor, pois todos gostamos de nos […]

  • […] além da amizade virtual – se tornaram amigos reais, pois não participam somente do blog via comentários, mas realmente se importam comigo. São pessoas que vão além de um clique no leitor de RSS / […]

  • […] Leia mais: Comentários em Blogs – Devo Responder a Todos? | Blog Simples … […]

  • Kaoma disse:

    Olá amigo José. Excelente texto acompanhei seu modo de responder está de parabéns. Às vezes demoro a dá resposta, mas não por queira é que fazem comentário em mensagens antigas e só vou ficar sabendo muito depois. Sinto-me muito mal, pois se a mensagem continua no blog é óbvio que a tendência que alguém vá lê-la e se gostar e o assim quiser fará uma análise do que achou parabenizando , e responder seria-a muito educado. Enfim acho que deve responder não importando quando foi escrito, mas a intenção de quem comentou é louvável merece respeito e o direito de resposta.. Abraços ternos. Kaoma

  • Mary Miranda disse:

    Olá!!!!

    Responder aos comentários é indubitavelmente de suma importância!
    Como no próprio artigo compara, não responder às opiniões ali postadas, é como um chefe que assistiu à apresentação de seu funcionário, falou o que achava e o palestrante nada respondesse…
    O problema da falta de tempo pode ser contornado assim: o blogueiro vai respondendo aos poucos, começando dos comments mais antigos para os mais novos.
    Se mesmo assim não conseguir driblar o tempo, o agradecimento geral também é boa saída!
    Já houve ocasião de eu ter 20 comentários pedentes para responder, que é muito pois não posso falar um “Ok” e pronto.
    Usei a tática de pegar os mais antigos e ir respondendo o máximo que pude naquele momento mais livre meu.
    Conforme o post, nossos comentaristas escrevem bastante e trazem benéficos debates, o que faz-se mais ainda necessária a interação do editor.
    Se gostamos tanto de comentários, também temos que responder a eles, né? rsrs

    Ótimo post!

    Um abraço,
    Mary:)

  • richard nicolas disse:

    amigos e amigas dos blogs eu acho uma corvadia que fizerãm comigo eu sei que e muito triste pra mim e algem hekearam meu orkut em eu tive perca de amigos e se vcs saberem quem foi entrem no orkut :ricardonicacio2011@hotmail.com e adivcionem esse orkut se saberem quem foi escreva e envie e eu pesso a deus que essa pessoa que fez isso que abençoe ela e vc que fez isso espero que seu coração fique muito arepedido e se arependa dos seus erros escrito por :richad nicolas

  • Olá Eloy,

    penso que a partir do momento que alguém se dispõe a criar um blog, está sujeito ao ônus e bônus desse ato. Se tu ativas os comentários e porque quer que as pessoas deixem sua opinião, então o mínimo que tem de fazer é responder. É uma via de duas mãos, não tem jeito. É como falaste, de outro jeito vira monólogo. Concordo que pelo volume de comentários ou falta de tempo, não seja possível atender a todos, mas é sempre de bom tom fazer o máximo que se possa. Confesso que algumas vezes deixe de responder prontamente algum comentário ou deixar de moderá-lo, mas mesmo que tardiamente procuro fazê-lo. Quando não respondemos damos a impressão de desinteresse, é isso faz com que passamos uma falta de respeito com o leitor. Aqui mesmo mo dihitt vemos o tempo todo isso acontecendo. Sem falar nas réplicas desrespeitosas do autor do post, que muitas vezes chega a ser agressiva por não concordarem com o que ele escreveu. Pra finalizar, penso desta forma: postou, tem de estar preparado para o ônus e o bônus.

    abraço

    Paulo

  • JuciDiass disse:

    olá guri Eloy

    bem ta ai algo q eu tenho que começar a fazer no guria faceira como é um blog pessoal e os comentarios são mais elogios eu tenho o habito de não responder mas esta semana um leitor me procurou e perguntou pq eu num respondi os comentarios no blog fiquei meia sem saber o que falar o mesmo disse se num me responder mais lá num comento mais
    então precisei de um puxão de orelha pra começa a ter o habito de responder lá estou procurando coomo implantar o sistema responder comentarios em meu template para satisfazer meus leitores já no animaquarios eu sempre respondo pois grande maioria são duvidas e semprem voltam pra me agradecer e fiz grande amizades com leitores isso é legal

    bjim guri muito tri seu post

  • charlesnetto disse:

    Respondendo ao seu questionamento penso que seu Post com título de: “Comentários em Blogs – Devo Responder a Todos?”
    nos faz refletir sobre diversos aspectos uma vez que Universo virtual em que participamos na web/internet, existem assunto dos mais variados com autores que versam sobre muitos assunto e quando chegamos em uma postagem que vem de encontro a nossa expectativa e que ela por si só já nos instigar ao comentário sendo assim quase que um diálogo interativo com o auto do post, não em tempo real mas sabe-se que logo um e outro estarão como suas repostas quase de imediato e você pode sentir-se respeitado pelo autor que lhe deu pronta atenção e respondeu de acordo com o que você esperava dele além do autor também sentir-se satisfeito por ver o seu trabalho de edição alcançar o maior número de leitores que lhe dão o retorno ou mesmo: “Feedback (retorno de informação ou, simplesmente, retorno) é o procedimento que consiste no provimento de informação a uma pessoa sobre o desempenho, conduta, ou ação executada por esta, objetivando reorientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados.Conforme Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.” Por entendo que deve-se comentar quando houver tais objetivos tanto de um como do outro assim como o interagir do leitor com o seu autor de preferência ou escolhido por ele naquele momento, ok!

  • Acho muito importante responder aos comentários .
    Penso da mesma maneira que vc colocou .
    Poderia até dar mais um exemplo , que as as vezes acontece e me chateia . Quando vamos no posto de gasolina ( pode ser qualquer comércio ) encosto o carro , e o frentista demora para atender , fico chateado ou até vou embora . E se isso acontece com frequencia , troco de posto . A interatividade é como um comércio,a atençãoé fundamental .

    Outro aspecto parecido com o exemplo que eu dei , são aquelas letrinhas que incomodam na hora de comentar .
    Tem blog que nem comento mais,justamente por causa disso .

    abs
    Francisco

  • sou blogueira há muitos anos, comento em muitos blogs, para pesquisa, trabalho, distração… e nunca voltei nas postagens que comentei para ver se há respostas, as vezes comento tanto que ao fim do dia nem sei exatamente quais blogs li e comentei….
    assim,também, recebo muitos comentários em meus blogs e dificilmente respondo….acho que comentamos sem esperar resposta, não concordo com a comparação que você fez sobre o chefe que repara na apresentação….abçs ps. não precisa responder…

  • […] Comentários em blogs – Devo responder a todos? – Simples Assim […]

  • Heros disse:

    O que eu faço se contrato redatores para publicar em meu blog, mas não domino determinado assunto do artigo em que as pessoas perguntam?

    Estou para lanar um blog sobre investimentos. Gosto do muito do assunto, porém não domino todas as áreas de investimentos, mas como disse, gosto do assunto. Além de que, quero ajudar as pessoas a encontrarem melhor a modalidade de investimento que melhor se encaixe à ela.

    O que eu faço quando um leitor comentar fazendo uma pergunta na qual eu não saiba responder com segurança ou não tenha o conhecimento necessário.

    Obrigado!

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter