Como Conciliar um Blog com as Demais Atividades do Dia-a-Dia

Depois de um artigo sobre blogs e a interatividade com os leitores, nada melhor do que escrever um artigo sobre o resultado dessa interatividade, uma sugestão inserida no Skribit – sistema de sugestão de temas do blog.

Conciliar as atividades de um blog com as atividades do dia-a-dia sem dúvida é um assunto muito complexo, tendo em vista que muitos têm um blog apenas por diversão, outras como profissão, e até como forma de aprendizado. Porém, comentar sobre esse assunto é mais uma forma de expor meu ponto de vista e aprender como os leitores fazem essa interação.

Esse artigo será uma exposição de atitudes que já li em vários blogs e que consegui (ou tentei) por em prática. Um artigo super interessante sobre organização do tempo está no blog Info-Macross, da amiga Sandra. Vale à pena a leitura.

Por que é complexa a conciliação das atividades diárias e as do blog?

Por alguns motivos:

  • Para se manter um blog, com conteúdo de qualidade, é exigido um tempo especial dedicado a ele, pois há várias atividades necessárias para se manter um blog;
  • Não possuímos o controle sobre muitos dos eventos do dia: interrupções pelo telefone, campainha, atrasos no trânsito, e todos esses eventos contribuem para que o dia fique de alguma forma menor;
  • Precisamos de um tempo para lazer, pois o blog é um lazer para o blogueiro, mas nem sempre blogar é uma diversão para a família.

Como Conciliar um Blog com as Demais Atividades do Dia-a-Dia

O que é necessário para fazer essa conciliação?

Algumas coisas:

  • Paciência: não há outra maneira de tratar as interrupções, senão com paciência. Lembre-se que você faz parte de um todo, e por isso sua atenção muitas vezes é necessária fora da “blogosfera”.
  • Perseverança: que ao blogar você será interrompido, isso não há dúvidas. Há pessoas que se irritam e param de blogar na hora; levante-se, respire fundo e quando tiver tempo, volte e continue. Não só na blogosfera, mas na vida a perseverança é muito importante!
  • Priorizar certas atividades (e-mail, RSS, MSN, etc.) na internet: quem não quer ficar bem informado? Eu mesmo assino vários RSS’s, mas há muito mais atualizações e blogs do que consigo ler, hehehe. Além disso, quem assina várias listas de e-mail sabe quantos e-mails chegam num dia. Portanto, tente listar prioridades (“hoje vou ler uns e-mails  e alguns RSS’s, amanhã só vou publicar um artigo”, etc.). Desse modo o desenvolvimento das atividades será mais tranquilo. O artigo sobre organização do tempo que citei anteriormente comenta muito bem isso.
  • Disciplina: se você se propôs a ter um blog, não precisa atualizá-lo diariamente. No meu ponto de vista uma atualização semanal (é a que tenho conseguido fazer) está de bom tamanho. Até porque leitores de blogs geralmente têm vários RSS’s para ler, assim você “dá a  oportunidade” de que seus leitores leiam outros blogs. Então, se você se propôs a escrever semanalmente, faça! Muitas vezes não é simples, mas somente com uma freqüência certa você conseguirá fidelizar seus leitores.
  • Não se esqueça de sua família! Parece óbvio, mas é importante de ser dito. Se você deixa de dar a atenção necessária a sua família, logo ela estará insatisfeita, o que fará em breve que você também o fique, diminuindo seu estímulo para blogar. Lembre-se que sua família é uma das coisas mais importantes na vida!
  • Relaxe! Todos sabemos o quanto é ruim deixar alguma tarefa sem fazer, mas isso não pode trazer agonia para você. Se está sem tempo, tente se planejar de forma com que seja feita uma coisa de cada vez, trazendo de volta o bem estar para ti. Blogar tem que ser uma atividade de relaxamento, não de criação de tensão.

Essas são somente umas dicas sobre o que pode ser feito. Espero que elas possam ser úteis de alguma forma.

E você? O quê faz para conciliar seu dia-a-dia com a vida de blogueiro?

46 Comments

  • Leva tempo para o blogueiro conciliar com eficiência o trabalho de seu blog com as demais tarefas do dia-a-dia. Mas, vale a pena investir nessa estratégia. Abraços, até mais.

  • Iúri disse:

    Olá Alexandre,

    Realmente no início a conciliação de todas as tarefas é difícil, mas com um pouco de disciplina e perservença conseguimos.

    Visitei seu blog e é uma ótima referência para notícias!
    Abraços, e obrigado pela visita e comentário.

  • Edson Palma disse:

    Tudo bem Iúri?!Eu desde o início tive vontade de vender meu ofício de ilustrador,ou desenhista de figuras humanas na internet,aí escolhi blogar por que achei mais popular e utiliza uma linguagem mais acessível às pessoas.Sou pai de familia,atuo na área de designer de criações,mas leio conteúdos em jornais,revistas,blogs,e sites de maneira dinâmica,mais afim de me informar.E blogar prá mim é feito semanalmente,dando tempo para minha familia,sabe!!Muito útil o conteúdo desse post.Até logo…

  • Belruiz disse:

    Olá! Eu ainda estou na fase de adaptação. Me adaptando a internet, ao blog, aos inúmeros emails que recebo e tudo isso à minha rotina diária. Ufa! Cansei só de pensar. rsrsrs Mas está valendo a pena, ao invés de me estressar, os 2 blogs estão sendo uma forma de manter o equilíbrio emocional, já que nem sinto o tempo passar quando os estou atualizando. Mas alguma coisa sempre fica sem fazer, não dá para controlar todas as tarefas. O jeito é priorizar.
    Parabéns pelo artigo.
    Abraços
    Bel

  • Sissym disse:

    Iuri, quando eu me comprometo a fazer algo… sai de baixo! Mas as diversas atribulações do dia-a-dia muitas vezes põem de lado nossos projetos, entre
    eles, os blogs, ficam vulneráveis… eu procuro ter um tempo para dedicar, nem
    sempre suficientes.

    Otimas as suas dicas. Beijos

  • Sandra disse:

    Olá Iúri!
    Eu estou tentando seguir a minha agenda, mas não é fácil, imprevistos sempre acontecem como você disse.
    E de fato, blogar não pode ser sinônimo de stress, muito pelo contrário, deve ser algo mesmo para relaxar, mesmo para quem bloga como profissão, penso eu.
    Um abraço e obrigada pelas citações!
    My recent post O que fazer com os presentes de Natal que não gostamos

  • Iúri,

    Parabéns pelo belíssimo artigo.

    Você me fez lembrar minha mãe em algumas passagens do seu texto, principalmente quando você fala sobre saber conciliar o tempo de blogar com o tempo dedicado a seus familiares e afazeres pessoais…

    Minha mãe sempre me fala que eu deveria saber conciliar e dividir melhor o meu tempo… hehehe

    Adorei!

    Bjs.

    Rosana.

  • Barbara S. disse:

    Ótimo artigo, parabéns!
    Realmente conciliar outras atividades com o blog não é tarefa fácil.
    Igual a Bel também estou em fase de adaptação, mais como você falou ai, a questão é paciência e perseverança.
    Abraços.

    My recent post Mulheres e Videogames

  • Aline disse:

    Oi Iúri!

    Como sempre, ótimo texto! Muito inteligente!
    O blog pra mim virou vício, só que saudável. Estar aqui na frente do computador para criar uma postagem ou para ler as postagens alheias, virou um hobby exytremamente gratificante, o qual não me vejjo mais sem ele! Porém, tenho que confessar que tem vezes que parece que não vou ter tempo nem para respirar! E realmente, para manter um blog ativo com coisas úteis e de interesse de quem está lendo… não é nada fácil!

    Gostei muito do que você escreveu e embora a gte saiba disso tudo, a gente para e reflete: Será que eu estou deixando de fazer algum desses itens inconscientemente???

    Um beijo.
    My recent post Mais um “verão”! É aniversário!

  • principe disse:

    Sensacional sua matéria, por isto é bom vir aqui.
    Abraços forte

  • Olá, Iúri!

    Deixei esta sugestão de tema no seu Skribit porque gostaria de ler sua opinião sobre o assunto e fui surpreendido com mais um ótimo texto seu. Não imaginava que você fosse escrever tão rapidamente sobre o tema.

    Você abordou os principais pontos relacionados ao tema. "Disciplina" é um dos pontos chave para conseguir essa difícil conciliação, em minha opinião. Como você disse, não é necessário escrever todos os dias – mas é preciso ter a disciplina para escrever todas as semanas ou outro período que julgar conveniente.

    Eu venho "sofrendo" ultimamente porque não consigo mais fazer o acompanhamento dos blogs de todos que visitam o meu. Isso porque, felizmente, o número de comentários e a diversidade de pessoas que chegam ao Gerenciando vem aumentando. Mas, é preciso dar atenção para família, lazer, trabalho e tantos outros itens importantes fora do mundo virtual.

    Esse equilíbrio tem que estar claro para todos nós.

    Parabéns pelo seu texto, sempre bem escrito e esclarecedor.

    Um abraço!

  • Iúri disse:

    Olá Edson,

    Graças a Deus comigo está tudo bem, e fico feliz que esteja tudo bem contigo.

    Você faz muito bem: já tem todas suas tarefas bem definidas, além do tempo destinado a cada uma. E a família com todo o apoio que necessita. O mais importante é isso: fazer de tudo de modo que não seja estressante, dando sua prioridade devida a cada coisa. Parabéns!

    Abraços.

  • Iúri disse:

    Olá Bel,

    Olha que maravilha: você possui 2 blogs, e a atualização de ambos atua como terapia, perfeito! O meu blog também acaba funcionando desse modo: escrevo sobre coisas que gosto, me deixando mais feliz; e sobre coisas que não gosto também, servindo como um desabafo. É sem dúvida relaxante.

    Agora, um detalhe é fato: quando temos muitas tarefas, sempre fica algo para trás. O ideal é priorizar e rever as prioridades, de modo que as menos prioritárias também possam ser feitas :)

    Grande abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Sis,

    Fico muito feliz em vê-la novamente no meu blog :D

    Realmente quando surgem muitas tarefas sobre as quais não temos controle, acaba que temos que abrir mão de algo. Mas é importante estarmos sempre em busca de resolvermos, sem paranóia, porque senão acabamos ficando "escravos" das tarefas.

    Beijos.

  • Iúri disse:

    Olá Sandra,

    Quando li seu artigo me imaginei fazendo minha agenda. Mas quando começam a surgir os imprevistos, aí não tem jeito. Um dos grandes problemas de se ter muitas tarefas é a urgência de cada uma, e o tempo disponível para elas. Como disse num comentário anterior, temos que ter cuidado de sempre rever nossas prioridades, de modo que a menos prioritárias seja executadas em algum tempo – senão elas sempre serão as útlimas da fila :)

    Não precisa agradecer as citações, faço com o maior carinho – você sempre foi muito atenciosa para ajudar; além disso, o artigo que citei foi muito inspirador para eu elaborar esse.

    Grande abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Rosana,

    Mas essa parte foi inspirada nas conversas que tenho com minhã mãe sobre minhas atividades de blogueiro, hehehehe. Eu busco o máximo dividir bem meu tempo, mas às vezes o blog toma um tempo considerável.

    Beijos.

  • Iúri disse:

    Olá Barbara,

    Para falar a verdade também estou em fase de adaptação, tenho meu blog há alguns meses. Sem dúvida há muito ainda o que aprender…

    Visitei seu blog e vi que está se adaptando muito bem :D
    Muito legal mesmo.

    Abraços.

  • Iúri disse:

    Olá Aline,

    Também acho a interação com os blogs muito gratificante, sem dúvida são um ótimo incentivo para escrevermos cada vez mais. E não é fácil mesmo manter um blog ativo, ainda mais buscando escrever conteúdos próprios e de qualidade. Mas ainda bem que, apesar do tempo curto, conseguimos sempre escrever e comentar nos blogs dos amigos ^_^

    O que você falou é verdade: muitas vezes sabemos de tudo isso, mas, se houve um momento de reflexão, a leitura foi válida :D

    Beijos.

  • Iúri disse:

    Olá Príncipe,

    Mais uma vez obrigado por sua constante participação no blog. Fico muito feliz com seu comentário.

    Grande abraço!

  • Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Que agradável supresa! Quando vi a sugestão no Skribit, estava como autor anônimo, aí nem deu para agradecer no final do post :D

    Na verdade busquei escrever rápido sobre o tema porque imaginei que o autor da sugestão (agora sei que foi você) visitaria o blog para saber se tal sugestão foi aceita. E como quero que mais sugestões surjam, resolvi priorizar o tema.

    Para falar a verdade até meados de dezembro conseguia escrever uma vez por semana; depois, com o final do ano e prazos apertando no trabalho, além do plantão de virada de ano, acabei tendo que esticar o tempo entre postagens. Mas espero que em 2010 eu volte ao ritmo normal.

    Você tocou num ponto importante: o acompanhamento aos blogs dos visitantes. Também meio que sumi há alguns dias dos blogs que costumo visitar, e sempre deixar um comentário costumeiro; mas foi por pura falta de tempo. Responder aos comentários também exige um tempo, mas adoro gastar esse tempo respondendo cada um. No Gerenciando Blog você também faz isso, um exemplo a ser seguido!

    Agora, às vezes o mundo real acaba "abafando" um pouco o mundo virtual, mas não tem jeito, temos também que priorizar nossas coisas aqui fora.

    Grande abraço!

  • Leila Franca disse:

    Eu trabalho durante o dia e atualizo o blog quando é quase noite. Atualizo diariamente. Um artigo por dia, que eu mesma crio. Quando o trabalho no blog está feito, passo às leituras enquanto respondo comentários.

  • Márcia Can&ec disse:

    Oi Iúri, nossa amigo, realmente as vezes é uma loucura conseguir conciliar as postagens com o restante. Tem dias que estou sem inspiração , ou desanimada por algum motivo e isso afeta o número de postagens. Tenho tenho tentado postar dia sim ,dia não …. as vezes falaha, mais num entro em neura não. Mas sinto prazer em escrever lá no JA e claro também de ler os de meus amigos. 2 postos que destacou considero primordial: paciência , pois nem todos os dias voc~e terá criatividade ou inspiração de fazer um bom texto e nem semrpe agradará a muitos. E perseverança, pois sem ela nada vai pra frente, se pararmos no primrio obstáculo ,pronto, ai deixamos o desãnimo vencer.
    Excelente postagem meu querido, parabéns pelas dicas.
    Márcia Canedo

  • josé disse:

    Olá Iúri,

    Que bom artigo este! Tenho muita dificuldade em seguir as suas sugestões, no entanto reconheço que estáo certas.

    Mas ainda não perdi a esperança de começar a dedicar mais tempo ao blog, o que acontece é que ainda estou muito ligado à minha profissão.

    Ou falta o tempo ou falta a inspiração e ainda não encontrei maneira de juntar estes dois elementos.
    O seu texto indica o caminho e seria bom que eu tirasse proveito.
    Um abraço.

    My recent post Romeu e Julieta

  • Iúri disse:

    Olá Leila,

    Fico feliz em saber que sua rotina está sob controle, rsrs. Ainda preciso me organizar um pouco mais de forma que consiga fazer tudo conforme planejado, pois as interrupções são muitas.

    Uma das coisas bacanas de seus textos é que possuem muitas figuras, no meu ponto de vista isso torna a leitura mais tranquila.

    Abraços.

  • Iúri disse:

    Olá querida Márcia,

    Realmente às vezes é difícil cumprir nossa agenda, mesmo que seja de escritas semanais. Ainda mais quando se deseja publicar um texto dia sim, dia não. Mas o importante, como você falou, é não ficar neurótico devido a isso, temos o compromisso de escrita, que será feito da melhor maneira possível; mas quando não dá, fazer o quê…

    Sobre a inspiração, acho que todos passam por isso. Mas também é só uma fase, e pelo que já li no JA você sempre está inspirada.

    Beijos.

  • Iúri disse:

    Olá José,

    Que bom que retornou ao blog!

    Mas você está no caminho certo: se já reconheceu que não está aplicando as dicas, e sabes que pode mudar, imagino ser um bom começo.

    Sobre a falta de inspiração, o skribit ajuda nesse quesito: é um widget que inseri na coluna esquerda do blog, onde os leitores podem inserir sugestões. Inclusive esse post foi baseada em uma :D

    Uma outra dica é anotar sempre que tiver uma idéia, pois muitas vezes temos idéias mas, por não anotá-las, acabamos esquecendo.

    Grande abraço.

  • O Ruminante disse:

    Iuri, eu acho que tudo se resume a disciplina e gostar do que está fazendo. Temos que ser responsáveis com nossas vidas profissionais e pessoais. Se queremos ter um blog, não podemos deixar com que este nos traga problemas, mas que este some em nossas vidas.
    Abraços

  • Raquel disse:

    Sabe… Eu não levo meu blog a sério. Eu deixo as coisas lá, as vezes fluem, as vezes não… Ele mais minha terapia que qualquer coisa. Sem contar que agora eu vou ter menos ainda com o que me preocupar: não estou trabalhando e dentro de 1 semana estou de férias na uerj! *_____*

    Mas vc se cuida, hein? Não quero ver ninguem perdendo vida social por blog! raaaam

    beijinhos!!

  • Iúri disse:

    Grande Ruminante!

    Concordo contigo em todos os aspectos. Mas, o grande problema é o número de tarefas que muitos de nós temos. Eu mesmo gostaria de fazer mais um monte de coisas que não consigo à noite (ler mais livros, ver mais séries, etc.). É aí que digo que entra a questão da prioridade.

    Mas sem dúvida o blog tem que vir para somar, senão ele não pode ser uma das prioridades.

    Abraços.

  • Iúri disse:

    Oi Raquel,

    Eu vejo sua relação com o blog de forma diferente: você leva a sério sim :D só não tem psicologicamente a obrigação de escrever com frequência, senão você não escreveria os textos que escreve ^_^

    O meu também serve como terapia, escrevo sobre o que gosto, elogiando e destacando, e sobre o que não gosto, de modo a verificar se meus conceitos estão certos, e caso estejam, disseminar uma cultura de mudança (bem, eu tento).

    Mas pode deixar que eu me cuido sim, minha vida social não foi afetada muito por ele – o blog afeta mais minha rotina noturna em casa.

    Beijos.

  • Raquel disse:

    Eu gosto, vc deveria ser colunista de revista. As pessoas acabam perdendo blogs legais como esse pq tem um monte de blogs bizarros e inúteis por aí… Imagina, vc colunista de opinião? ^^

    E eu acho um luxo essa tua caixa de comentários que rastreia de onde a gente vem! hahahaha

  • Iúri disse:

    Olá Raquel,

    Fico feliz por toda a consideração, que bom que gosta do que escrevo :)
    Participações assim nos deixam cada vez mais empolgados para continuar a escrever no blog.

    Agora, eu, colunista de opinião? rsrsrs. Seria fantástico!
    Mas tenho muito a aprender: tanto na escrita (português), quando na formação de opinião. Mas, quem sabe um dia… iria adorar :D

    O sistema de comentários é maneiro, né? Ele se chama Intense Debate, e tem para WordPress também. Mas, se você quer especificamente o plugin que mostra a última postagem do comentarista, ele se chama CommentLuv. Basta você procurar por essa expressão no Google, que ele vai te indicar a página. E ele é para WordPress!

    Mais uma vez obrigado pelo comentário super simpático.
    PS: Você escreve muito bem, gosto muito dos seus posts. Você que está mais para colunista do que eu.

    Beijos.

  • Raquel disse:

    O problema é que para instalar plugins no WP vc tem que ser usuário do WP.org, dominios pagos =/ Nos reles usuários free temos que nos contentar com o painel, que entre os blogs gratuitos, é o melhor ever! hahaha

    Bom, eu peguei os nomes dos plugins e vou ver se existe algum jeitinho brasileiro de burlar isso… Vai saber, né?

    E é aquilo, a gente escreve conforme quem lê, e minha negaiada linda que visita gosta mesmo das minhas gírias! Teríamos seções diferentes na Revista, fato! haha

    beijo, beijo!

    :*

  • Iúri disse:

    Ah! Disso eu não sabia. Na verdade tinha ouvido falar sobre a diferença entre o WP pago e o free, mas sei muito pouco sobre essa plataforma.

    Pelo jeito você gosta mesmo do WP, hehehe. Como não tenho nenhum blog nessa plataforma, não posso opinar, mas o blogger tem me atendido muito bem – com um pouquinho de esforço, é claro.

    E sobre a forma como escreve, falei aquilo por gostar dessa forma de escrita. Mas acho que as seções seriam diferentes :D mas todas com ótimos conteúdos!

    Beijos.

  • bruno knott disse:

    ótimas dicas!

    uma dica importante: não é necessário atualizar o blog diariamente.

    é justamente o que você leu, temos que dar tempo para o pessoal ler os outros e até mesmo o nosso blog.
    My recent post Os melhores vencedores do Globo de Ouro

  • Iúri disse:

    Olá Bruno,

    Muito obrigado pelo comentário!
    Acho essa dica importante pois senão o blogueiro e seus leitores acabam ficando sem tempo para dar atenção a outras coisas, como e-mail, MSN, e a própria leitura de outros blogs/sites.

    Vi sua lista de vencedores do Globo de Ouro, parabéns.
    Abraços.

  • Lucineia disse:

    Iuri bacana demais sua área de atuação. Eu admiro muito!!!!
    Em relação ao post, as dicas são muito válidas.Para mim blog é diversão e troca de informação. Eu gosto de me relacionar com pessoas diversas, por isso uso tanto as redes sociais.
    Claro que minha vida não se limita ao mundo virtual, nem pode…rsrs….
    Iure costumo fazem posts e programados, assim, não fico muito apertada…

    Adorei a troca de informação aqui.
    Abraço
    My recent post Fundo da vinci huis – Concurso

  • Iúri disse:

    Olá Lucineia,

    Também gosto muito das redes sociais, aumentam significativamente a interação entre os blogueiros.
    Apesar de ler muitos blogs e gastar um tempo considerável na net, minha vida também não é restrita ao mundo virtual :D

    Eu busco sempre publicar um artigo por semana, o problema é quando chega perto da data da publicação e o tempo fica curto (surge um imprevisto, por exemplo). Mas tenho tentado administrar situações assim.

    Que bom que gostou da troca de informação aqui, volte sempre!
    Abraços.

  • valéria disse:

    Informações boas pra se colar bem ao lado da tela.

    Meu blog é uma coletânea de histórias, então não tenho pressa em ficar postando, todo dia.

    Um abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Valéria,

    Que bom que gostou das sugestões =)
    Algumas são difíceis de serem postas em prática, mas com um pouco de disciplina acabamos conciliando (e um pouco de esforço também).

    Abraços.

  • Helio disse:

    tô indo dormir, mas antes… PARABÉNS Iúri!!!! Felicidades e tudo de bom para você!
    My recent post O quanto de Boris existe em você?

  • Iúri disse:

    Grande Helio,

    Muito obrigado pelos parabéns :D

    Grande abraço.

  • Danilo Ramos disse:

    Pode parecer difícil ter um blog onde você tenha um reconhecimento, mas não é tão difícil assim, trabalhar bem e não desistir dos objetvos, mesmo que os resultados demorem pra vir, mas vem !
    Parabéns pelo post Iuri !
    My recent post Inspiration Showcase – Sites #7 Sites com um design clean

  • Iúri disse:

    Olá Danilo,

    Muito obrigado pela participação.

    A dificuldade em se manter um blog, na minha opinião, está intimamente ligada ao tempo disponível para dedicar a ele. Mas, como você mesmo falou, a questão é não desistir dos objetivos, que com o tempo o reconhecimento e os resultados aparecem.

    Grande abraço.

  • D@nil.B disse:

    Eu criei o meu blog com a intenção de intreter e informar (divertir e divulgar conhecimentos, numa linguagem mais leiga) eu mesmo e os meus leitores. É muito prazeroso escrever um artigo para o blog, tanto que nas duas semanas que fiquei sem publiocar um novo artigo senti saudades de realizar tal coisa. :( E eu costumo aprender muito com isso e também com os comentários dos meus leitores. Interagir com eles é uma ótima dica!
    My recent post Quando Nos Tornamos Verdes

  • Iúri disse:

    Olá Danil,

    Eu também criei meu blog por razões muito parecidas com as suas, e me sinto muito feliz em publicar posts e interagir com cada um. Sem dúvida o aprendizado é muito grande.

    Um abraço.

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter