Blog – O Máximo da Interatividade!

Há alguns meses criei o Simples Assim… No início, meu objetivo principal era exercer e aumentar minha criatividade, através da escrita. Imaginei que elaborar textos, imaginando e pesquisando, seria um ótimo exercício de criatividade.

E sem dúvida é!

Quanto mais escrevo, mais tenho vontade de escrever; e quanto mais desejo escrever, mais desejo me aperfeiçoar com relação à escrita e ao conteúdo escrito. Porém, à medida que publicava meus artigos, senti que faltava algo ainda.

O que era?

Bem, quem escreve, escreve para alguém. No caso de um blog, o blogueiro escreve para os leitores, que podem ser pessoas que se identificaram com o blog (pessoas que visitam o blog através dos favoritos ou RSS) ou mesmo pessoas que chegaram nele por um acaso (através de agregadores de links, por exemplo).

O que faltava era saber a opinião desses leitores: saber se o que escrevia agradava de alguma forma.

Os comentários

O blogueiro fica sabendo se está agradando ou não seu público basicamente pelos comentários que recebe nos artigos. Sem dúvida esse é o melhor termômetro para evolução do blog.

À medida que comecei a receber comentários nos artigos, percebi outra coisa para qual um blog serve: aumentar a interatividade na internet!

Um blog vai além…

Como disse no artigo O Que é um Blog? Saiba Antes de Julgar, um blog é uma ótima ferramenta de interatividade, seja através dos comentários, seja através de enquetes criadas, etc.

Blog - O Máximo da Interatividade!

E como meu desejo é obter o máximo de interatividade no blog com meus leitores, implantei duas ferramentas com esse objetivo:

  1. Formulário de contato: através desse formulário você entra em contato com o autor do blog (eu), expressando sua opinião como um comentário, sugestão ou reclamação. Também serve para propor parcerias, enfim, uma ótima forma de comunicação!
  2. Sugestões de temas para o blog: recentemente vi no Gerenciando Blog (um ótimo blog, vale a pena conferir!) uma dica de um complemento para inserção de sugestões para o blog. Ou seja, caso alguém tenha uma sugestão de tema para o blogueiro, basta inserir nesse quadro. Nesse caso, o complemento se chama Skribit, e pode ser visto na coluna da esquerda do meu blog.

Outro ponto a se destacar são as respostas para os comentários. Desde que comecei a responder individualmente cada comentário (devido ao novo sistema de comentários do Simples Assim…), já fiz vários amigos virtuais: pessoas que lêem os artigos e opinam. Muitos desses vão além, utilizando a interatividade ao máximo: enviam e-mails com seus comentários, é fantástico!

Enfim, com base nas ferramentas citadas, fica claro como um blog pode ser interativo. Lembre-se que ele não é uma ferramenta de mão única: pessoas lêem, escrevem comentários e retornam. E sem dúvida essa interação pode fazer com que sua experiência na net se torne muito mais rica!

E você, já entrou em contato com algum autor de blog? Não se esqueça de deixar sua sugestão!

1 Comment

  • […] De forma bem simples (bem simples mesmo), um blog é uma página na internet que pode ser atualizada de forma dinâmica pelo autor – sendo sua principal forma o artigo ou post. Pode-se inserir mais conteúdo em um blog, de forma a torná-lo interativo a quem lê, seja na forma de comentários, seja na forma de enquete, etc. Saiba mais sobre blogs no artigo Blog – O Máximo da Interatividade! […]

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter