Primeira Mensagem de Natal do Simples Assim

Estamos a poucas horas do Natal, e se você tem costume de ler blogs, já deve ter lido vários textos sobre os sentimentos aflorados nessa época. Também deve ter lido textos que discordam da forma consumista que a maioria da população age, e que o Natal é uma época “meramente” comercial, etc.

Há alguns dias estava com vontade de escrever esse artigo, que é ainda mais especial por ser o primeiro artigo do Simples Assim… sobre o Natal. Pensei em falar sobre solidariedade, presentes, consumismo, etc. Mas a cada vez que reflito sobre esse artigo, vejo que é um tema muito complexo. Bem, espero que consiga escrever algo legal.

O Consumismo e o Natal

Sem dúvida é uma das partes mais complexas relativas ao assunto Natal.

Está mais do que claro que essa é uma época onde as vendas no comércio crescem substancialmente. Com esse crescimento, também crescem o número de pessoas endividadas e que vão começar o ano novo no vermelho. A criação de necessidades e a chegada do décimo terceiro salário contribuem muito para isso, além da intensa propaganda nos canais de TV.

O objetivo desse artigo não é falar sobre o consumismo, mas sim sobre o Natal e as pessoas – sentimentos e atitudes.

Sentimentos aflorados com o Natal

Quando entramos no mês de dezembro, há o surgimento de um clima novo no ar – as pessoas ficam mais gentis, alegres e solidárias. Nesse mês há o surgimento de várias campanhas para arrecadação de mantimentos para as pessoas mais pobres, surgem vários movimentos voluntários nas empresas, etc.

Isso tudo é muito bom, pois nos faz “desligar” um pouco de uma realidade de violência e injustiça, direcionando nossas ações para ajudar o próximo.

Além disso, há um sentimento muito gostoso de proximidade com a família, pois muitos aproveitam o Natal para fazerem a ceia com seus parentes ou amigos mais distantes. E nesse clima há reconciliações, o perdão, a eliminação das diferenças. Sem dúvida para muitos há um clima de paz. Quem nos dera se esses sentimentos durassem além do Natal…

Porém, para muitos esse período é de tristeza, seja pela perda de um parente, seja pela perda do emprego. Há também pessoas que passaram muitas dificuldades quando crianças, e esse período não as remetem a sentimentos bons.

Que sentimentos devemos ter então?

Para isso não há um manual, pois depende da condição e história de vida de cada um. Mas um sentimento é certo, e que sempre devemos tê-lo: o de gratidão.

Além disso, todos esses maravilhosos sentimentos que surgem durante essa época, não devem desaparecer com o término das festividades de Natal. Porém, para muitos é isso que acontece.

E quem é o principal personagem do Natal?

Espero que ninguém tenha respondido Papai Noel :D

Apesar de aparecer basicamente Papai Noel para um lado, Papai Noel para outro, o principal personagem desse período festivo é o Menino Jesus.

Primeira Mensagem de Natal do Simples Assim

O Natal vai além da distribuição de presentes e degustação da ceia – é um período de reflexão, oração e agradecimento, pois celebramos o nascimento do Menino Jesus, que veio ao mundo para nos salvar, e ensinar como viver em harmonia com o nosso próximo, segundo as leis de Deus.

Minha mensagem de Natal

Com base em tudo que foi escrito, gostaria de desejar um Natal cheio de amor, paz, solidariedade e felicidade. Que você possa compartilhar esses maravilhosos momentos com as pessoas que mais ama, compartilhando tudo o que você tem de bom.

Que haja fartura em sua casa, e que a oração seja uma constante em sua vida, agradecendo mais do que pedindo, e que o amor do Menino Jesus esteja presente em seu coração em todos os dias do ano vindouro!

Que esse período seja de reflexão, para que em 2010 sejam cometidos mais acertos do que erros. E se forem cometidos erros, que possamos aprender com eles, para que não se repitam.

Esses são os sinceros votos do Simples Assim… para você e sua família!

27 Comments

  • Aline Pacheco disse:

    Iúri!
    Muito bonito seu texto.

    As pessoas esquecem realmente o significado do Natal. E para quem não gosta desse período por causa do consumismo, das falsidades… costumo dizer o seguinte: não precisamos seguir as "regras sociais", simplesmente devemos enfeitar a casa e rezar! Pois no nosso aniversário, gostamos de ser lembrados… e este é o aniversário de Jesus!! Então, enfeite a casa para Ele e reze para Ele… é a forma de dizer que estamos lembrando de seu nascimento!!!

    Que Deus ilumine sua família, Iúri.
    Muita paz e saúde para todos! E continue com esse blog ótimo q vc tem!!!

    Beijos!
    My recent post Que Deus abençoe a todos!

  • Iúri disse:

    Olá Aline,

    Gostei muito de sua filosofia de enfeitar a casa e orar, isso mesmo é o que devemos fazer! Você disse tudo quando falou que no nosso aniversário gostamos de ser lembrados. Sem dúvida nessa data tão especial também devemos nos lembrar do mais importante dos aniversariantes: Jesus.

    Que Deus também ilumine você e sua família cada dia mais!
    E muito obrigado pelos comentários no blog, sem dúvida eles fazem a diferença.

    Beijos, e tenha um Natal maravilhoso!

  • Sara Neves disse:

    Iúri, parabéns pelo texto!

    Bom, concordo totalmente com a Aline! Natal para mim, é o nascimento de Jesus. Isso é o que deve ser comemorado. E as pessoas transformaram isso numa data de comércio, bebedeira e comida!
    Ficam todos numa hipocrisia ridícula. Não suporto isso..

    Bom..
    Que você tenha um Natal abençoado!
    Que você e os seus passem esta data com muitas alegrias, amor e paz.
    Feliz Natal Iúri!

    Abração!!
    My recent post Chegou o Natal!

  • Oi Iúri,

    Que nesse dia de Natal tenhamos muita Paz, e Alegria.

    Que 2010 seja Maravilhoso cheio de Realizações e Saúde para todos e para o nosso planeta também.

    Um abraço.

    Drauzio Milagres.

    My recent post Pete – O Campeão

  • Jose disse:

    Olá Iúri,

    Que bom que seria se as pessoas continuassem com o espírito de Natal durante todo o ano.

    Para si e para os seus, um 2010 muito feliz.

    Um abraço

  • Joicinha disse:

    Ufaaaa consegui chegar hehehehee

    Li sua mensagem ontem e hj, e o que vc colocou faz total sentido nesse mundo capitalista que vivemos hoje.
    A era do consumismo cada dia cresce + e o verdadeiro sentido da data tornando-se cada vez + esquecido.

    Desejo um òtimo Natal e Ano Novo pra vc e sua familia.

    E obrigada por me add no orkut!!!

    Bjs

    Joicinha

  • Iúri disse:

    Olá Senhorita Normal…

    Fico feliz que tenha gostado do texto! Sua participação constante no blog me deixa muito contente :D

    Sem dúvida a mídia tira o foco do verdadeiro aniversariante desse dia tão especial, fazendo com que esse dia se torne mais um dia onde se gasta muito, e se ora pouco. Infelizmente a hipocrisia existe aos montes…

    Mas fico muito feliz que tenho amigos como vocês que fazem sua parte: oram e buscam a comunhão com Cristo, não deixando de participar dessa data com a família.

    Apesar de estarmos no finalzinho do Natal, também quero desejar tudo de bom nesse dia especial, com muita saúde, paz, amor e felicidade!

    Feliz Natal Sara!
    Abraços Natalinos.

  • Iúri disse:

    Olá Drauzio,

    Saiba que sinceramente te desejo o mesmo: muita saúde, paz, amor e prosperidade, e que o Menino Jesus continue te abençoando em 2010!

    Obrigado pela visita!
    Grande abraço.

  • Iúri disse:

    Olá José,

    Realmente seria muito bom mesmo :)
    Infelizmente muitos só se sensibilizam nesse período do ano, e já na primeira semana de janeiro tudo "volta ao normal".

    Que você tenha um 2010 cheio de saúde e felicidade!
    Grande abraço.

  • Iúri disse:

    Olá Joicinha,

    Fico feliz que tenha conseguido chegar e comentar :)

    Infelizmente muitos acham que Natal é simplesmente encher as árvores de presentes e comer ceia, mas vai muito além disso: é agradecer pelo nascimento do Nosso Salvador Jesus.

    Que você tenha um Natal cheio de luz, amor e felicidade (sei que já está no finalzinho, mas o desejo ainda é válido, rsrsrs), e que 2010 seja cheio de vitórias!

    E foi uma satisfação te add no orkut, e ter mais contato contigo.

    Beijos,
    Iúri.

  • Iúri,

    Parabéns pelo belíssimo texto de Natal.

    As emoções ficam mais afloradas nesta época do ano, mas essas emoções, com tanta demonstração de solidariedade e de amor ao próximo, deveriam ser vivenciadas nos 365 dias do ano.

    Muitos, realmente, acabam esquecendo o verdadeiro significado do Natal, que é a comemoração do nascimento do menino Jesus, e acabam sendo levados pelo consumismo exacerbado desta época, e as conseqüências vem logo no início do ano, quando se dão conta que gastaram mais do que podiam.

    Muita Paz e Luz!

    Feliz Ano Novo!

    Bjs.

    Rosana.
    My recent post Feliz Aniversário ao Amigo Lison…

  • Iúri disse:

    Olá Rosana,

    Obrigado pelo carinho de sempre em seus comentários.

    Realmente seria perfeito se esses maravilhosos sentimentos perdurassem todos os dias do ano.

    O dia de Natal já está no finalzinho, mas espero que ele tenha sido de muito amor e paz, junto de suas pessoas mais queridas.

    E que 2010 seja um ano repleto de saúde e prosperidade!

    Beijos,
    Iúri.

  • LISONN disse:

    Saudações Natalinas!
    Amigo Iúri,
    Um belíssimo Post de Natal!

    Uma mensagem belíssima e profunda que a bem da verdade todos deveriam refletir sobre este momento sublime, afinal é uma data alusiva ao nascimento de nosso Senhor Jesus.
    Desejo-lhe, um Natal Iluminado e um 2010 de muitas vtórias, alegrias, saude e PAZ!
    De Coração,
    LISON.

  • Iúri disse:

    Olá amigo Lison,

    Fico muito feliz em saber que tenha gostado do meu post de Natal :D
    Obrigado pela visita e pelo comentário!

    Apesar do Natal já ter passado, espero que tenha sido com muito amor e paz, junto das pessoas que ama. E que 2010 seja mais um ano de muita saúde, amor, felicidade e sucesso!

    Grande abraço,
    Iúri.

  • Sandra disse:

    Olá Iúri!
    Estava passando o Natal com os amigos, foi muito bom, e então não pude vir antes, mesmo assim espero que tenha tido um ótimo Natal e que seu Ano Novo seja melhor ainda!
    Um abraço!

  • O Ruminante disse:

    Um feliz 2010 para você meu querido, muito sucesso, paz alegria e tudo mais de bom que alguém possa desejar.

    Abraços do Ruminante

  • Iúri disse:

    Olá Sandra,

    Fico muito feliz que seu Natal tenha sido muito bom! O meu também, graças a Deus, foi junto das pessoas que amo, junto de uma família muito divertida :)

    Obrigado pelo comentário, e sem dúvida 2010 será um ano de muitas vitórias para todos nós!

    Grande abraço.

  • Iúri disse:

    Grande Ruminante,

    Apesar de te conhecer virtualmente há pouco tempo, já te considero um amigo. Que você também tenha um 2010 cheio de saúde, paz e sucesso! E que ganhe novamente o concurso de blogs do Pará :D

    Grande abraço!

  • Aline disse:

    Olá Iúri.

    Acabou não fazendo o texto do final do ano, né?
    Mas de qualquer forma, vim desejar uma passagem de ano muito feliz pra vc e pra toda sua família. Que o ano que se inicia seja de muita saúde, que é o principal, né? As demais coisas, nós corremos atrás!!!

    Obrigada pelas visitas ao meu cantinho. Obrigada por fazer parte dos meus "amigos virtuais". E continue com seu blog que também acho o máximo.

    Um beijo grande.
    My recent post O que eu quero para o ano novo?

  • Iúri disse:

    Olá Aline,

    Realmente não consegui fazer o texto do final do ano. Se eu conseguir um tempinho, vou fazer o primeiro post de 2010. A questão é que estou de plantão no trabalho, então esse feriado está super corrido.

    Obrigado pela felicitação de passagem de ano, realmente foi ótimo. Passei com pessoas muito especiais. E que 2010 seja repleto de tudo de bom que você merece, e sem dúvida saúde é o principal :D

    Eu é quem agradeço pelas visitas e comentários ao meu blog. Obrigado também por fazer parte dos meus amigos virtuais.

    E, é claro, também acho seu blog o máximo! Que 2010 seja cheio de posts!
    Beijos.

  • Saraiva disse:

    Post muito bonito,adoro essa época de natal! Sucesso!
    Saraiva recentemente publicou..RECEITAS PARA CEIA DE NATAL: Entradas, salgados e sobremesas natalinasMy Profile

  • Fighter disse:

    Nice site. On your blogs extremely interest and i will tell a buddies.

  • MUITO BOA A MENSAGEM PARABÉNS AO AUTOR DO BLOG

  • O NATAL E MESMO ASSIM DEIA A GENTE EMOTIVO.
    PARABÉNS

  • Adorei seu blog, muito criativo, fotos lindas, muito bacana!
    Parabéns pelo trabalho!
    Abraços. veja Blog de Mensagem de Aniversário

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter