Para Onde Vai seu Salário?

No artigo intitulado Décimo Terceiro Salário: Vai Sobrar para o Ano Novo? foi discutido sobre as pessoas que recebem seu décimo terceiro salário e acabam gastando tudo com presentes, ou então criando novas dívidas durante o final do ano, não sobrando nada (ou quase nada) para o início do ano novo.

Também foi debatido sobre a falta de educação financeira nos brasileiros, pois desde crianças não são ensinadas as vantagens de se conciliar a realização de desejos com o suprimento das necessidades.

Para Onde Vai seu Salário?De modo a incentivar a educação financeira / gerenciamento de gastos, o Simples Assim… publica uma lista de blogs/sites que indicam planilhas ou softwares de gerenciamento financeiro, de modo que você possa dar os primeiros passos (que geralmente são os mais difíceis) ao encontro da economia.

Mas por que eu deveria utilizar um desses recursos?

Para responder uma simples pergunta, que faço no tópico abaixo.

Você sabe para onde vai o seu salário?

Essa é uma não tão simples, e que a maioria da população terá dificuldade em responder.

Você pode até responder de forma genérica, mas as perguntas abaixo são mais complicadas:

  • Quanto se gasta por mês com alimentação (padaria, almoços nos finais de semana, etc.)?
  • Quanto se gasta, em média, com o combustível do carro? E a sua manutenção?
  • E os gastos com plano de saúde, água, luz e telefone?

Se você sabe quanto gasta em média nessas categorias, é bem provável que não necessite. Porém, se tem alguma (ou muita) dúvida desses gastos, é possível que necessite dessas ferramentas.

Mas por que eu preciso saber sobre tais gastos?

Essa resposta é simples: Se você pretende reduzir gastos, como vai fazê-lo se não sabe com qual categoria gasta mais? Por isso é necessário esse monitoramento.

Recursos indicados

Os blogs/sites que indico para tal controle são (eu os encontrei numa pesquisa rápida):

  1. Planilha para Gerenciamento de Despesas Pessoais;
  2. Planilhas para finanças pessoais;
  3. Planilha para controle das finanças pessoais;
  4. Hábil Pessoal 2.0.

Da lista indicada, somente o Hábil é um software; os outros itens são planilhas. Consulte cada um e verifique qual é o que melhor se adapte às suas necessidades.

Somente utilizando um dos recursos indicados eu conseguirei reduzir meus gastos?

Infelizmente não. Na verdade tais recursos são para que sejam monitorados os gastos, de forma a quantificar a parcela do que é gasto no mês com cada categoria.

Para realmente se ter sucesso com esse monitoramento, é necessária muita disciplina para cadastrar todos os gastos. No início é complicado, mas à medida que se acostuma a fazê-lo, as barreiras são superadas.

Espero que esse artigo tenha sido útil de alguma forma, e que tais recursos possam te dar uma visão melhor sobre todos os seus gastos no mês. Somente assim se conseguirá fazer algum tipo de economia.

Categories: Dicas, Informação, Opinião

2 Comments

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter