Quanto Tempo Você Fica na Internet?

Semana passada minha irmã e eu estávamos conversando sobre a utilização da internet no trabalho. Na empresa onde ela trabalha há um período pré-determinado em que se pode ficar conectado durante o dia, sendo exibido um relógio com o tempo restante sempre que se abre o navegador.

Essa conversa me levou a uma reflexão:

Quanto tempo eu fico na internet? Será que não tenho gasto muito tempo com isso?


Como faço para contar o tempo que estou navegando?

Essa é uma pergunta muito importante se você procura diminuir seu tempo online, até porque como você vai reduzir esse tempo se você não sabe o quanto ficou?

Navegando com o Firefox

Recentemente descobri o complemento (ou também chamado de extensão) chamado TimeTracker. Ele funciona perfeitamente quando de múltiplas abas e/ou janelas. Na figura abaixo temos um exemplo da localização do relógio instalado (retângulo vermelho).

Quanto Tempo Você Fica na Internet? TimeTracker no Firefox

Dando um zoom nesse relógio, podemos observá-lo da seguinte forma:

Quanto Tempo Você Fica na Internet? Zoom sobre o relógio

Nesse exemplo o Firefox ficou ativo por 19 minutos e 35 segundos. É importante destacar que o relógio só conta o tempo no período em que o navegador estiver ativo. Ou seja, se ele estiver minimizado, o tempo não é contado.

No site do desenvolvedor há uma descrição detalhada das funções desse complemento, além de vários screenshots. Esse eu recomendo! E o navegador também.

Navegando com o Internet Explorer

Em uma busca rápida pela net, não encontrei nenhum complemento parecido com o TimeTracker. A página oficial da Microsoft para complementos do IE se chama Galeria de Complementos. Faça uma visita, você poderá encontrar algo interessante.

Navegando com o Google Chrome

Também não encontrei nenhum complemento parecido com o TimeTracker. Porém, encontrei o site Chrome Plugins, contendo vários tipos de complementos para o Chrome. Vale a pena conferir!

Os meus tempos na net

Como instalei essa extensão na última sexta-feira no trabalho, ainda não consegui fazer uma média, mas estou mais atento a tal tempo, de modo que não atrapalhe meu desempenho na realização das tarefas.

Já em casa, como leio muita coisa (e-mails, blogs, notícias, etc.), acabo ficando um tempo considerável – algumas horas. Mas isso somente se não tiver nenhuma atividade mais importante, pois primeiro a obrigação, depois a diversão.

Seja em casa, seja no trabalho, é muito importante que se tenha uma estimativa, para possível redução no caso desse tempo ser muito grande. Na verdade, como muitas de nossas atividades, principalmente no trabalho, estão ligadas ao uso do computador, uma espiadinha na net, se for feita com muita freqüência, pode ser um grande consumidor de tempo.

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter