O Que é um Blog? Saiba Antes de Julgar

No final de setembro desse ano fui em um casamento de um primo no interior do ES. Como meu blog tinha alguns meses de vida, e não havia divulgado para meus parentes que o tinha feito, imaginei que seria a oportunidade perfeita para conversar com eles sobre o blog, os principais assuntos discutidos, minhas idéias, etc. Estava enganado…

Depois da cerimônia do casamento, já na festa (sei que muitos vão dizer que é papo de nerd conversar sobre blog durante uma festa de casamento, mas conversei :D), à medida que iam chegando na mesa onde eu estava, sempre que surgia uma oportunidade, começava a falar do blog.

Os diálogos eram mais ou menos assim:

  • [Eu] Ei fulano, quanto tempo? …
  • [Fulano] Quanto tempo mesmo! …
  • [Eu] Eu fiz um blog, você já conhece?
  • [Fulano] Não conheço, na verdade eu não gosto de blog.

Após conversar com 3 a 4 pessoas, e receber a mesma resposta, percebi uma coisa: ou ninguém gosta de blog nenhum – pois não foi dito que não gostavam do meu blog, disseram que não gostavam de blog – ou elas não sabem o que é um blog.

O engraçado é que esse mesmíssimo diálogo se repetiu com várias pessoas com quem convivo, chegando à mesma conclusão: ninguém gosta de blog.

Afinal, o que é um blog?

De forma bem simples (bem simples mesmo), um blog é uma página na internet que pode ser atualizada de forma dinâmica pelo autor – sendo sua principal forma o artigo ou post. Pode-se inserir mais conteúdo em um blog, de forma a torná-lo interativo a quem lê, seja na forma de comentários, seja na forma de enquete, etc. Saiba mais sobre blogs no artigo Blog – O Máximo da Interatividade!

E por que as pessoas não gostam de blog?

Na verdade muitas dessas pessoas dizem que “não gostam de blog” por simples desconhecimento das várias modalidades que um blog pode ter. Essas pessoas se parecem com aquelas que nunca comeram jiló e dizem que não gostam (bem, eu já comi e realmente não gosto, mas adoro blog!).

Elas tem um pré-conceito de que blog:

  • Só serve para exibir fotos (fotolog);
  • Serve somente como “diário”, para as pessoas escreverem seu dia-a-dia;
  • Servem somente para downloads de programas / filmes / músicas; ou ainda
  • Servem somente para se encontrar piadas e conteúdo de cunho humorístico.

Puxa vida! Um blog vai muito mais além!

Veja o meu por exemplo: é um espaço onde procuro expor minha opinião, de forma clara e não ofensiva. Com isso, busco interatividade com os leitores, respondendo cada comentário, além de compartilhar conhecimentos. Simples assim…

Há ótimos blogs na net, para todo o tipo de gosto: informática, notícias, humor, dicas de viagem, comportamento, etc. E há também blogs que contêm de tudo um pouco. Por que não?

O Que é um Blog? Saiba Antes de Julgar
E tem outro detalhe: muitas vezes as pessoas nem acessam um blog por não terem curiosidade do conteúdo. O que é uma pena, pois a curiosidade, quando bem aplicada, leva ao desenvolvimento do conhecimento e ao aprendizado.

Com esse artigo não procuro que “todo o mundo” leia meu blog, mas procuro mudar a postura das pessoas que dizem que não gostam de blog sem pelo menos ter lido um post.

Portanto amigo leitor, se você possui um blog, e já passou por experiência semelhante, escreva como foi, compartilhe sua experiência.

E se você conhece pessoas assim, converse com elas de modo a mostrar que o horizonte dos blogs vai muito além de fotos e downloads.

Apesar de saber que 99% das pessoas que lerão esse artigo são blogueiros ou leitores fiéis de blogs, fica aí a dica. E que as pessoas abram suas mentes para ver que a internet tem sim muito conteúdo útil e que seu aprendizado através dela pode ser fantástico, para não julgar antes de ter o conhecimento.

1 Comment

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter