Workrave – Software para Prevenção da LER

Para quem trabalha com digitação — seja no computador digitando textos, seja digitando números em um caixa ou calculadora, por exemplo — sabe que esse trabalho contínuo por um longo tempo, de forma repetitiva, pode trazer uma série de consequências desagradáveis e nocivas ao corpo, que são as chamadas Lesões por Esforços Repetitivos (LER).

Essas lesões geralmente ocorrem nos membros superiores, e podem aparecer não somente pela repetição do trabalho, mas também por causa de postura ou posicionamento inadequado frente a um equipamento (ergonomia).

O software Workrave foi concebido de forma a evitar o stress muscular, sugerindo pausas regulares, tanto para alongamento dos membros superiores, quanto para o próprio descanso deles.

Esse programa possui dois tipos de pausas: o primeiro tipo é a chamada micropausa, onde se pausa o trabalho por volta de 30 segundos, somente para relaxar os músculos; o segundo tipo é a pausa propriamente dita, onde se pára o trabalho aproximadamente 3 minutos, sendo essa pausa para levantar, esticar os braços, mudar o foco dos olhos, etc.

Ambas as pausas são configuráveis: tanto a duração, quanto o intervalo entre elas. Isso é muito importante, pois em sua configuração inicial, as pausas podem ocorrer em uma frequência elevada.

É muito importante que se pause o trabalho quando da indicação pelo programa, apesar de estarmos sempre muito ocupados. Há também a possibilidade de atrasar a pausa, ou pulá-la. Isso sem dúvida será a opção de será utilizada algumas vezes, principalmente quando se tem um prazo apertado. Mas, mais uma vez destaco que é importante que tais pausas sejam realizadas.

Nesse link há um PDF do próprio site contendo uma breve explanação sobre o programa e suas principais funções. Vale a pena conferir e utilizar.

Utilizo esse programa há uns 2 anos, e considero uma dica importante, tendo em vista que essas pausas fazem muita diferença para o corpo, principalmente quando se está digitando continuamente há horas.

Categories: Dicas, Informática

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter