Gripe Suína – Número de Casos Fatais no Brasil está Próximo ao dos EUA

Gripe Suína - Número de Casos Fatais no Brasil está Próximo ao dos EUANo post intitulado Gripe Suína – Mapa Mundial coloquei um link para um site muito interessante, o FluTracker. Nesse site, que é atualizado uma vez por dia, pode-se acompanhar a evolução da gripe suína em todo o mundo, mostrando informações relativas às suspeitas e confirmações em cada país.

Desde sua descoberta, a gripe suína tomou uma proporção tão grande, que está classificada como pandemia há algum tempo.

Apesar de não acompanhar muito a evolução dessa gripe pela televisão, de vez em quando vejo na net alguma notícia relativa a ela. Ontem, foi confirmada no Espírito Santo a primeira fatalidade por gripe suína.

Depois dessa notícia, tive a curiosidade de ver o número total de casos confirmados no Brasil, que atualmente está em 2188, já para casos fatais o número é de 483. Ainda curioso, dei uma olhada nos casos dos EUA, e para minha surpresa, olhe o que vi: 63053 casos confirmados e 486 casos fatais!

É difícil acreditar, os EUA tem quase 29 vezes mais casos confirmados, porém tem o mesmo número de mortes que o Brasil. Isso é um absurdo!

Absurdo?! Mas o que é absurdo?

Absurdo é a saúde no Brasil, que realmente está entregue ao vento. Lembro que demorou algumas semanas para surgir o primeiro caso de gripe suína no Brasil, mas também, logo que surgiu, se alastrou de tal forma que estamos vendo a evolução rápida dessa doença. Isso mostra a forma irresponsável com a qual é tratada a saúde no nosso país.

Vamos pegar agora o México como comparação: 23376 casos confirmados e 292 casos fatais. Mais de 10 vezes com relação ao Brasil, e um pouco mais da metade de casos fatais.

Por que toda essa diferença?
Falta de conscientização da importância da higiene pessoal? Estrutura médica precária para atendimento dos doentes? Utilização do Tamiflu? Acho que é um pouco de cada, mas com certeza a maior responsabilidade pelo grande número de casos confirmados e fatais se deve à extrema falta de estrutura da saúde no Brasil.

Quando será que as autoridades se mobilizarão de forma a conter realmente essa pandemia? Essa é mais uma pergunta que gostaria de saber a resposta…

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

  • RSS
  • Twitter